TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História, conceitos, características e curiosidade em relação ao Fibrocimento

Pesquisas Acadêmicas: História, conceitos, características e curiosidade em relação ao Fibrocimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/7/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.631 Palavras (11 Páginas)  •  1.412 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Fibrocimento é o nome genérico de um material de construção onde uma pasta de cimento é reforçada por fios ou filamentos, que podem ser de origem natural ou sintética.

O fibrocimento com fios naturais pode empregar a Crisotila, que é uma fibra oriunda dos processos de mineração e britagem das rochas amiantíferas da família das serpentinitas. A Crisotila é uma das mais de 30 diferentes variedades de rochas amiantíferas conhecidas no mundo.

O fibrocimento reforçado à base de fios sintéticos emprega fios ou filamentos derivados de petróleo e basicamente podem ser de dois tipos, fios de PVA e fios de Polipropileno. Apesar de seu uso ter começado há mais de 20 anos na Europa, até hoje esse uso não está absolutamente consagrado. São produtos ainda em desenvolvimento e que demandam cuidados especiais tanto na fabricação quanto no uso pelo consumidor.

A seguir, apresenta-se história, conceitos, características e curiosidades sobre o Fibrocimento.

A História do Fibrocimento

A história do fibrocimento começa com o uso do amianto ainda na Idade Antiga quando Gregos, Romanos e outros povos reforçavam os objetos de cerâmica e argila com este mineral a fim de torná-los mais resistentes e duráveis. Etimologicamente, a palavra amianto deriva da palavra grega “asbesto” que significa “indestrutível”.

No século XVII, o uso do amianto começou a ser difundido em escala comercial. Em 1895 foi descoberto o fibrocimento – uma mistura de cimento, amianto e água – pelo austríaco Ludwig Hatschek. A produção em escala industrial de telhas de fibrocimento firmou-se no mercado em substituição das telhas feitas de ardósia.

A empresa Eternit criada pelo austríaco Ludwig Hatschek descobridor do fibrocimento tem seu nome derivado da palavra latina “aeternitas” que quer dizer “eterno”. Em 1901 este inventor obteve a patente de sua invenção criando a empresa para fabricá-la. Posteriormente, nas décadas seguintes do século X diversos empreendedores obtiveram a licença para iniciar a produção do fibrocimento.

No final dos anos 30, com a indústria do fibrocimento consolidada em toda a Europa, a produção do fibrocimento chega ao Brasil no ano de 1939 com a S.A Mineração de Amianto que se instala na Bahia. Logo após sua instalação, a mineradora é comprada pela S.A Brasilit.

Nos anos 40 foi constituída a Eternit do Brasil Cimento Amianto S.A. a empresa construiu sua primeira fábrica em Osasco – SP e iniciou sua fabricação em 1941. Ao longo dos anos, empresa expandiu-se, instalando-se em várias regiões do país.

Aspectos gerais

O amianto é uma fibra natural presente em dois terço da água e no solo de todo o planeta. Esta fibra não queima ou sofre corrosão, sendo isolante, flexível, durável e resistente. Estas características fazem com que seja extremamente útil em diversos usos.

No fibrocimento, cerca de 90% da mistura é cimento e menos de 10% é amianto, que tem a função de sustentação. Nesta mistura as fibras ficam perfeitamente incrustadas na massa que dificilmente se desprendem. Anualmente, cerca de 2 milhões de toneladas de amianto são consumidas no mundo, usada principalmente na composição do fibrocimento, utilizado na construção civil.

Existem dois grupos de amianto: amianto crisotila e o amianto anfibólio. O segundo possui fibras duras, retas e pontiagudas apresentando altas concentrações de ferro em sua composição. Já o amianto crisotila possui fibras curvas e sedosas com altas concentrações de magnésio. Quando inspiradas, as fibras do amianto anfibólio ficam por mais de 01 ano nos pulmões enquanto que as fibras do amianto de crisotila ficam cerca de 02 dias.

No Brasil, a lei 9055/95 do Governo Federal instituída pelo Decreto 2350/97 e pela Portaria 3214/78 – NR 15 – Anexo 12, regulamenta o uso, fabricação, o comércio e o transporte do amianto. A regulamentação prevê um uso responsável do amianto de crisotila e proíbe o uso dos outros tipos.

Fibrocimento

O fibrocimento é um material à base de cimento, com adições minerais (pozolânicas e/ou calcíticas) e com fibras de reforço distribuídas discretamente. Normalmente, no mercado nacional, o fibrocimento envolve o uso de matriz de cimento e fibras minerais de amianto ou fibras sintéticas como reforço, para produção de telhas cobertura, caixas d’água, tubos e placas planas. A função principal das fibras é a de exercer o reforço mecânico da região matriz.

Figura 1: Modelos de telhas de fibrocimento

Placa Cimentícia Lâmina de

Madeira maciça, laminada ou sarrafeada madeira

Figura 2: Modelos de caixas d’água e placas planas de fibrocimento

O cimento amianto

Asbesto ou amianto é o nome geral que se dá a diversos tipos de silicatos minerais fibrosos cristalinos os quais possuem propriedades físicas e químicas únicas (Hannant, 1978; Coutts, 1988). As fibras constituintes do mineral asbesto são muito finas e podem facilmente ficar em suspensão no ar. Sob essas circunstâncias, a forma física e a inércia química destas fibras combinam-se para criar um grande problema à saúde dos trabalhadores de indústrias que manuseiam tal mineral ou outros expostos de forma similar.

O cimento amianto foi inventado por L. Hatschek, um austríaco que em 1900 patenteou o processo de fabricação do cimento amianto sob o título de Processo de manufatura para folhas de “pedras sintéticas” e agentes de ligação hidráulica. As técnicas de manufatura do processo Hatschek permanecem basicamente as mesmas até hoje.

Fibrocimento sem amianto

Produtos de fibrocimento sem amianto, reforçados fibras sintéticas e polpa de celulose, curados ao ar, podem ser encontrados no mercado brasileiro.

O surgimento de fibrocimento sem amianto tem-se consolidado pela implantação de normas vigentes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com