Laboratórios químicos
Resenha: Laboratórios químicos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: igorlete • 11/11/2014 • Resenha • 408 Palavras (2 Páginas) • 310 Visualizações
Em laboratórios de química, geralmente possuímos vários recursos e equipamentos que nos permitem o preparo de misturas e soluções com um grande nível de precisão, um desses equipamentos seria a balança analítica. Práticas com a balança analítica geralmente requerem cuidados e atenções, pois estas são muito sensíveis e apenas suportam uma massa “x” sob seu “prato”, previamente estabelecida e disponibilizada nas instruções da mesma. Cuidados prévios devem ser atentados, como: verificar a voltagem do equipamento antes de liga-lo à corrente, verificar se a balança esta nivelada (verificando se a bolha de ar está centrada no círculo com liquido disposto pelo fabricante que geralmente se encontra na parte frontal da balança) evitar a remoção de pratos, substâncias devem ser usadas à temperatura ambiente, o local onde se encontra deve conter poucas vibrações com pequenas variações de temperatura e correntes de ar. Em manuseio atentar para o uso de movimentos leves e suaves, não remover os pratos ou trocar com os de outras balanças, nunca colocar qualquer objeto diretamente sobre a balança sem antes o seu recipiente ser pesado, transferências de pesos e materiais devem ser feitos apenas quando o prato da balança estiver travado, nunca usar as mãos para manusear objetos e substancias que estão sendo pesadas. Ao terminar o trabalho com a balança se deve: remover todos os pesos e objetos da balança, manter a balança coberta e fechada e verificar se a balança foi desligada.
Em meio ao contexto de equipamentos e recursos utilizados em laboratórios, destacamos um recurso bastante utilizado para identificar visualmente a presença de um dado elemento químico em um certo composto, esse é conhecido como teste de chama (ensaio de coloração de chama). Neste tipo experimento é indispensável o uso do bico de Bunsen, pois é através dele que é realizado o aquecimento do que se pretende, neste caso, de filamento de aço molhado ou pinçado da solução ou soluto que se deseja evidenciar a cor do seu íon. O experimento da coloração de chamas se baseia no modelo atômico de Niels Bohr, que diz que quando um átomo de um dado elemento químico absorve uma certa energia até alcançar o próximo nível e que quando cessada essa energia ele tende a retornar para seu nível mais estável. Nesse retorno de nível ele libera uma energia quantizada (E=hv) e no ato da liberação desta energia emite uma radiação luminosa. Com base nesta energia luminosa, podemos analisar quais comprimentos de onda essa fonte emite.
...