Ligação Metálica
Por: andremonjane • 23/5/2018 • Trabalho acadêmico • 805 Palavras (4 Páginas) • 268 Visualizações
Ligação metálica
Características
E a ligação na qual uma massa metálica possui um conjunto de ioes positivos empacotados uns sobre os outros. Exemplo: Na, Ca, k, MG, Ag etc. caracterizam se pela estabilidade dos tomos sólidos ou uma ligação. Nesse metal consideram se que os átomos se encontram ionizados, ocupando os ioes positivos em posições regulares dispostos na rede cristalina devido ao fato de possuírem baixas energias de ionização os seus elétrons extremos ( elétrons de Valencia ) ou livres são atraídos simultaneamente pelos núcleos dos átomos vizinhos podendo mover se livremente através do cristal . Quanto maior for o numero de elétrons livres por todos os átomos metálicos mais fortes será a ligação metálica. Exemplo: M 1e- L 8e- Na M 1e- K 2e - L 8e-
11NA K 2e-
A atração entre ele troe livre e ioes positivos visinhos no átomo de solido, quando os átomos do metal estão próximos os outros elétrons da ultima camada são atraídos simultaneamente pelos núcleos de átomos vizinhos ,podendo assim deslocar se livremente de um átomo para o outro.
Os elétrons de Valencia constituem uma nuvem eletrônica que se estende em toda a estrutura, formando a rede cristalina.
No cristal metálico os ioes positivos resultam da insistência das forcas eletrostáticas atrativos entre elétrons livres e núcleos de ioes positivos vizinhos.
A ligação metálica quando menor for o numero de elétrons livre maior e para a cada átomo metálico.
...