TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica Dos Fluidos

Projeto de pesquisa: Mecanica Dos Fluidos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório de Ciências e Materiais de Engenharia.

Determinação da densidade de sólidos.

Resumo

Esse relatório tem como objetivo mostrar de forma clara a analise dos dados coletados através da pratica executada no laboratório sobre os materiais estudados. Medimos três tipos de matérias e tiramos suas massa volumes e densidades, dados os quais estarão representados logo abaixo.

Introdução

Quando pegamos um objeto um livro, um pedaço de madeira, uma peça em metal, ou mesmo um tecido julgamos a sua densidade com base no peso (através da força que exercemos para levantá-lo) e na sua forma. Em geral, não pensamos muito mais no assunto, especialmente se o peso "parecer" certo.

Mas quando o material parece, aos nossos sentidos, "pesado" para o seu tamanho, isso chama a atenção. Isso pode ocorrer com um material mais denso que o comum, por exemplo, um metal como o chumbo. O contrário também pode ocorrer, por exemplo, madeira muito seca acaba parecendo "leve", na verdade pouco densa.

Antes de discutir a densidade, é preciso lembrar que peso e massa são coisas diferentes. O peso é a força exercida por uma massa em um campo gravitacional e, portanto, depende desse campo. Quanto à massa, é a quantidade de matéria em si, e não depende de condições ambientais: um quilograma de água tem a mesma quantidade de moléculas aqui ou em qualquer outro lugar.

A densidade relaciona a massa de um material ao volume que ele ocupa, sendo uma propriedade intrínseca do material: d = m/V. Quando se trata de elementos químicos, a densidade dos elementos aumenta na direção do centro da tabela periódica. Portanto, os elementos mais densos são metais: o ósmio (22,6 g/cm3) e o irídio (22,5 g/cm3). Ou seja, quase três vezes mais densos que o ferro (7,86 g/cm3) e oito vezes mais densos que o alumínio (2,7 g/cm3).

Esses elementos são muito densos porque possuem uma massa nuclear grande, para um volume atômico moderado; a relação d = m/V acaba sendo um valor alto.

Materiais e Métodos

Nessa pratica utilizamos o paquímetro para medir largura, altura e profundidade de três tipos de matérias, logo após utilizamos a balança para medir suas massas. Essas medidas foram utilizadas para determinar as densidades dos materiais referentes.

Resultados e Discussão

Objeto Formato Massa(g) Dimensões (cm) Volume (cm³) Densidade (g/cm³)

Ferro Cilíndrico 118,55 g 1,110 cm x 3,240 cm x 4,220 cm 15,18 cm³ 7,80 g/cm³

Multifibra Acrílica Paralelepípedo 32,36 g 2,615 cm x 3,990 cm x 2,640 cm 27,54 cm³ 1,17 g/cm³

Alumínio Paralelepípedo 6,70 g 2,000 cm x 2,050 cm x 0,625 cm 2,56 cm³ 2,61 g/cm³

Volume Ferro = Largura x Altura x Profundidade = 3,240 cm x 1,110 cm x 4,220

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com