Medição de massas e volumes
Por: nayaraevit • 13/7/2015 • Projeto de pesquisa • 530 Palavras (3 Páginas) • 1.109 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE – IMS
CAMPUS ANÍSIO TEIXEIRA – CAT
QUÍMICA ORGÂNICA
MEDIÇÃO DE MASSAS E VOLUMES
VITÓRIA DA CONQUISTA
MARÇO DE 2015
1 – INTRODUÇÃO
A aferição de massas e volumes, quando num laboratório, na preparação de uma substância, requer extrema cautela, e, principalmente, atenção. A precisão de cada uma das medidas influencia diretamente no produto final. Um erro pode causar graves acidentes, além do desperdício de material.
2 – OBJETIVO
O objetivo dessa experiência foi a familiarização com os equipamentos e vidrarias do laboratório de Química Orgânica, assim como o manuseio dos mesmos.
3 – MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
- Béquer
- Proveta
- Pipeta graduada
- Pipeta volumétrica
- Vidro de relógio
- Espátulas
- Pinças
- Pêra
- Balança analítica
- NaCl (Cloreto de sódio)
- Água destilada
4 – MÉTODOS
4.1 – PARA MEDIÇÃO DE MASSAS
- Pegue o vidro de relógio, com o auxílio da pinça, e transfira para o prato da balança.
- Pese, cuidadosamente, com a espátula, 100mg de NaCl. Logo após, repita o processo, pesando 50mg de NaCl.
4.2 – PARA MEDIÇÃO DE VOLUMES
- Use a pêra para aspirar a água destilada, apenas um pequeno volume, para “fazer o ambiente” da pipeta, umedecendo a parede. Repita o procedimento.
- Cuidadosamente, preencha a pipeta até o volume desejado, conferindo o menisco. (Certifique-se de que não há bolhas ou espuma no líquido)
- Enxugue a parede externa da pipeta com papel absorvente.
- Toque a ponta da pipeta no fundo da proveta e evacue o liquido.
- Transfira o líquido da proveta para um béquer, e observe o volume marcado.
5 – RESULTADOS E DISCUSSÕES
A balança analítica é um equipamento de alta complexidade, que pode obter uma precisão máxima de 0,1 microgramas até 0,1 miligramas. Já a balança semi-analítica pesa com precisão até 0,001 g. Sendo assim, extremamente sensível. Por isso, ao utilizá-la, alguns cuidados são necessários, tais como: não apoiar-se na bancada; não remover o recipiente após realizar a tara; e manusear a vidraria com pinça, pois a gordura da mão pode alterar a pesagem. Após realizar essa pesagem, a balança deve ser limpa caso alguma substância tenha derramado. Logo após, deve ser desligada.
Quando fizemos a verificação do volume com a pipeta, e depois transferimos para a proveta, vemos uma diferença na marcação, o que mostra a deficiência de precisão na proveta. Por isso, para volumes exatos, a pipeta volumétrica é a mais indicada. O béquer não deve ser usado para medidas, apenas para se ter uma ideia de quantidade, pois não é projetado para indicações perfeitas de volume, e não possui uma marca de calibração, impossibilitando a verificação do menisco, que corresponde ao ponto inferior do ângulo formado pelo líquido; que deve tocar esta linha de calibração.
...