RELATÓRIO DE LABORATÓRIO: SEGURANÇA NO LABORATÓRIO; MEDIDA DE MASSA, VOLUME E DENSIDADE; IDENTIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS
Por: samuel19 • 7/7/2016 • Relatório de pesquisa • 2.996 Palavras (12 Páginas) • 1.016 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA
INSTITUTO DE ENGENHARIAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIAS
LABORATÓRIO DE QUÍMICA I
DIEGO SOUSA DE CASTRO
LUCILYA CONCEIÇÃO RODRIGUES
SAMUEL MATOS
RELATÓRIO DE LABORATÓRIO: SEGURANÇA NO LABORATÓRIO; MEDIDA DE MASSA, VOLUME E DENSIDADE; IDENTIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS
ACARAPE
2016
DIEGO SOUSA DE CASTRO
LUCILYA CONCEIÇÃO RODRIGUES
SAMUEL MATOS
Relatório apresentado ao Curso de Engenharia de Energias da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira como parte dos requisitos para obtenção de aprovação na Disciplina de Laboratório de Química I.
Orientador: Prof. Dr. José Cleiton Sousa dos Santos
ACARAPE
2016
Resumo
Este relatório tem como finalidade apresentar os métodos e instruções de como trajar-se e comporta-se em um ambiente laboratório de química, tais como usar sempre jaleco, luvas e óculos de proteção, esses são os cuidados pessoais, além desses deve-se tomar as devidas providencias e cuidados com os utensílios do laboratório. Esses cuidados são de suma importância para otimizar os resultados e evitar possíveis acidentes.
Assim como apresentar experiências, com o objetivo de averiguar a precisão e exatidão ao medir o volume de água destilada usando as vidrarias, com esse experimento pode-se averiguar qual o utensílio mais apropriado para cada experiência.
Bem como expressar outro experimento demostrando como encontrar o valor da densidade de alguns metais tais como um pedaço de barra de alumínio e de ferro, com o auxílio da massa e do volume. E buscando mostrar como as mudanças de cor da chama ao queimar metais aquosos, além de uma breve análise das propriedades magnéticas.
SUMÁRIO
Introdução.................................................................................................................3
Objetivo.....................................................................................................................3
Material utilizado.......................................................................................................3
Noções de segurança - prática I.................................................................................4
Parte experimental - pratica I.....................................................................................4
Resultados e discussão - pratica I...............................................................................5
Medida de massa, volume e densidade - pratica II.....................................................5
Parte experimental - pratica II....................................................................................6
Resultados e discussão - pratica II..............................................................................6
Identificação de substâncias - pratica III.....................................................................7
Parte experimental- pratica III....................................................................................7
Resultados e discussão- pratica III..............................................................................9
Conclusão...................................................................................................................10
Bibliografia.................................................................................................................10
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento teórico da Química vem sendo um grande fator da ciência experimental. As aulas práticas treinam os alunos no manuseio técnico dos instrumentos, instruindo-os a adquirir experiência para colocar em ação de forma correta, as aplicações teóricas dos conceitos apresentados e ministrados em laboratório. Por tanto, em quaisquer experimentos científicos a observação adequada dos utensílios são de total importância para a precisão das medições, bem como o manejo correto das quantidades das substâncias encontradas nas vidrarias, sendo essas de suma importância pelo que exista a razão e necessidade de conhecer suas características, aplicações e fins próprios. O conhecimento eminentemente adquirido nessa área experimental é de grande ajuda na obtenção de avanços científicos, e facilita as tarefas a serem propostas e postas em prática no decorrer das aulas realizadas em laboratório.
Na química as leis surgem a partir das observações, dos experimentos e das conclusões, em muitos experimentos usa-se pesagem onde se obtém valores precisos para que os resultados segam preciso não se pode cometer erros, muitos fatores induzem ao erro tais como equipamentos não calibrados, regentes impuros e erros de leituras. A medida também pode ser afetada por erros os fatores que contribuem tais como: variações de temperatura durante uma experiência, absorção de água por uma substancia durante a passagem, diferença em julgamento sobre a mudança de cor do indicador ou perda de pequenas quantidades de material ao transferir ou filtrar ou em outras manipulações. Os erros podem contribuir positivamente ou negativamente o experimento.
OBJETIVO
Conhecer as normas de segurança e as condutas a serem tomadas durante as aulas de laboratório, compreender as distinções dos tipos de utensílios e vidrarias do laboratório, entender experimentalmente as diferenças das medidas entre eles, aprendendo manuseá-los.
MATERIAL ULTILIZADO
- Béquer
- Bureta;
- Erlenmeyer;
- Pipeta graduada;
- Pipeta volumétrica;
- Balão Volumétrico;
- Proveta;
- Agua destilada;
- Balança analítica;
NOÇÕES DE SEGURANÇA - PRÁTICA I
Em um laboratório de química existem várias normas de segurança a serem obedecidas, nesta primeira aula foi apresentada as seguintes noções básicas sobre os cuidados a serem tomados no decorrer da pratica:
- Usar jaleco de forma correta: sempre fechado, de preferência de manga longa e com tamanho abaixo do joelho.
- Não cheirar nem provar nenhum produto químico.
- Não pipetar nenhum tipo de produto com a boca.
- Não levar às mãos a boca ou aos olhos, quando estiver manuseando produto químico.
- Lavar bem as mãos e os braços, quando terminar de manusear produtos químicos.
- Usar a capela, máscaras, luvas e ter um extintor por perto, sempre que trabalhar com reações explosivas, tóxicas ou cuja periculosidade seja desconhecida.
- O laboratório deve ser mantido em perfeita ordem, tendo as bancadas sempre limpa.
- Limpar qualquer derramamento de produto químico e proteger-se para esta limpeza usando materiais e recursos adequados.
- Não jogar produtos insolúveis, papéis de filtro com produtos químicos, resíduos de solventes e qualquer outro resíduo dentro das pias.
- No caso de dúvida consultar o professor ou o técnico e nunca tomar decisões sozinho(a).
- Não descartar resíduos de substâncias químicas no lixo comum.
- Ter sempre um extintor de incêndios por perto.
PARTE EXPERIMENTAL - PRATICA I
No laboratório de química foi apesentado todo o ambiente de estudo, bem como as instalações elétricas e hidráulicas, equipamentos a serem utilizados no decorrer das próximas aulas, medidas de segurança como o uso obrigatório de jaleco, luvas, óculos, calça comprida e sapatos fechados. Também foram apresentadas noções de condutas antes, durante e após os experimentos.
...