Módulo de aceleração
Trabalho acadêmico: Módulo de aceleração. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcelo2222 • 24/9/2014 • Trabalho acadêmico • 399 Palavras (2 Páginas) • 364 Visualizações
asssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV)
Cabo Frio, Março de 2012
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL/ PRODUÇÃO
Relatório referente à aula III, realizada no dia 15/03/2012, de Laboratório de Física Experimental, ministrada pelo professor Dsc. Nei Cipriano, sobre Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV).
FISCHER DOS SANTOS MELO
KÁTIA NEVES
THAIZ FELIPPE (TURMA B)
Data do experimento: 15/03/2012
Data de Entrega: 22/03/2012
Cabo Frio, Março de 2012
INTRODUÇÃO TEÓRICA
O movimento do centro de massa do volante é um exemplo de movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), ou seja, um movimento ao longo de uma reta com aceleração constante. O MRU pode ser definido dizendo que a partícula se move em linha reta, percorrendo deslocamentos iguais em intervalos de tempo iguais. Por isso, o correspondente gráfico da posição em função do tempo é uma reta. De modo análogo, o MRUV pode ser definido dizendo que a partícula se move em linha reta, com o módulo da sua velocidade instantânea tendo variações iguais em intervalos de tempo iguais. Por isso, o correspondente gráfico do módulo da velocidade instantânea em função do tempo é uma reta.
O módulo da aceleração pode ser escrito:
É usual, na Cinemática, considerar t1 = 0, ou seja, considerar que o intervalo de tempo é marcado a partir do instante inicial de observação do movimento. E o instante final do intervalo considerado pode ser tomado como um instante genérico, t2 = t.
Assim, a expressão acima fica:
Esta expressão é conhecida como a equação horária da velocidade.
Por outro lado, no MRUV, assim como no MRU, a área da figura definida entre o gráfico do módulo da velocidade instantânea em função do tempo e o eixo dos tempos entre os instantes t1 e t2 representa o módulo do deslocamento no intervalo de tempo definido por esses instantes. Então:
x(t2) - x(t1) = A1 + A2
Pela inspeção do gráfico podemos ver que os valores das áreas A1 e A2 são dados pelas seguintes expressões matemáticas:
A1 = v(t1) ( t2 - t1 )
A2 = ½ [ v(t2) - v(t1) ] ( t2 - t1 ) = ½ a ( t2 - t1 )2
Desta forma:
x(t1) - x(t2) = v(t1) (t2 - t1) + ½ a (t2 - t1)²
E considerando, como antes, t1 = 0 e t2 = t, obtemos:
x(t) - x(0)
...