O Fluxo de energia de um objeto para outro
Por: Mudak • 4/4/2018 • Relatório de pesquisa • 1.040 Palavras (5 Páginas) • 312 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO[pic 1]
CAMPUS CENTRAL
CURSO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL
Laboratório de Química
Docente: Paula Katherine Leonez da Silva Valença
Discente: Layanne de Souza Barbosa
José Gabriel de Morais
Luzia Myrleyde Mota
Eula Paula Gomes de Morais
Calorimetria
Mossoró RN
Outubro 2016
Sumário
Introdução 3
Objetivo 4
Materiais e reagentes 5
Resultados e discussões 6
Conclusão 7
Bibliografia 8
Introdução
Calor é definido como o fluxo de energia de um objeto para outro, devido a diferença de temperatura. A parte da física que estuda esse fenômeno é a calorimetria. O princípio básico da calorimetria diz que quando dois ou mais corpos trocam energia, em meio isolado, os corpos com maior temperatura, sedem energia (calor) para os de menor temperatura, até se estabelecer um equilíbrio térmico.
Substâncias diferentes possuem diferentes capacidades de armazenamento de energia, ou seja, diferentes materiais requerem diferentes quantidades de calor para elevar a temperatura de uma determinada quantidade desse material em um determinado número de graus. Como por exemplo a água, que necessita de uma caloria de energia para elevar sua temperatura em um grau Celsius. Enquanto um grama de ferro requer cerca de um oitavo dessa energia para elevar a temperatura na mesma quantidade de graus.
Objetivo
Determinar a capacidade calorífica de um calorímetro, o calor específico de um metal e o calor de formação para um mol de água.
Materiais e reagentes
Calorímetro de alumínio;
Calorímetro de vidro;
Termômetro;
Ebulidor de água;
Becker 250 mL;
Amostra de metal;
Pisseta;
Proveta100 mL;
Solução de HCl 1,0 mol/L;
Solução de NaOH 1,0 mol/L.
Resultados e discussões
O experimento foi dividido em três partes: determinar a capacidade de calor do calorímetro, determinar o calor especifico do metal e a determinação de entalpia de um ácido forte por uma base forte.
- Determinar a capacidade calorifica do calorímetro (C): foi necessário medir a capacidade de calor dele pois ele troca de calor com o sistema. Para determinar C, adicionou-se 100 mL de água fria com a temperatura de 28,3°C no calorímetro de alumínio. Logo após, aqueceu 100 mL de água a uma temperatura de 49,9°C e misturou com outros 100 mL de água fria que estava no calorímetro, rapidamente tampou-se e homogeneizou. Mediu a temperatura de equilíbrio que foi de 38,9°C. De acordo com os valores obtidos pode-se aplicar na formula para se obter o calor especifico do calorímetro.
C = - [ mágua q . cágua q . (teq – tágua q) + mágua f . cágua f . (teq – tágua f)] / (teq – tágua f)
Onde:
mágua q é a massa da água quente 98,81 g;
mágua f é a massa de água fria 99,63 g;
teq é a temperatura de equilíbrio 38,9°C;
tágua f é a temperatura da água fria 28,3°C;
tágua q é a temperatura da água quente 49,9°C;
Substituindo os valores na formula, temos:
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
- Determinar o calor especifico do metal: a água foi aquecida até seu ponto de ebulição (100°C), com a ajuda do ebulidor de água, logo em seguida colocou-se o metal dentro da água, que estava preso a tampa do calorímetro por uma linha, o metal utilizada nesse experimento foi o Cobre (Cu). Depois de aquecido a uma temperatura de 100°C adicionou o metal no calorímetro que estava com água fria a uma temperatura de 28,3°C, logo após anotou-se a temperatura de equilíbrio que foi de 33,4°C.
Utilizou-se a formula a segui, para determinar o calor específico do Cobre:
cmetal = - [(C + mágua . cágua) . (tequilíbrio – tágua)] / mmetal . (tequilíbrio - tmetal)
...