O Luminol - Conhecendo a Molécula
Por: Álisson Santos • 20/5/2023 • Trabalho acadêmico • 333 Palavras (2 Páginas) • 68 Visualizações
Aluno: Álisson Santos Gomes
Atividade de extensão
A molécula escolhida para a realização do trabalho de extensão foi o Luminol, uma molécula de fórmula C8H7N3O2 que é responsável por ser um eficiente detector de sangue oculto nas cenas criminais. [pic 1]
Nome IUPAC: 5-Amino-2,3-dihidro-1,4-ftalazinadiona.
Os motivos que levaram a escolha da molécula são a sua importância para a perícia criminal, uma área de atuação importante na qual os farmacêuticos podem desempenhar funções, além de seu papel importante na higiene de ambientes clínicos e hospitalares e na área comercial.
O Luminol é capaz de reagir quimicamente, liberando energia na forma de fótons (luz azul), por uma reação química chamada quimiluminescência. Para que haja luminescência, o Luminol deve ser ativado com um oxidante, sendo ele geralmente uma solução de peróxido de hidrogênio e um hidróxido metálico. A reação do Luminol com o peróxido de hidrogênio ocorre de forma lenta, mas na presença de um catalisador como o ferro das hemoglobinas do sangue, a reação é acelerada, promovendo a formação de fótons sobre o material orgânico.
Essa luminescência pode ser percebida mesmo quando o sangue sobre alguma superfície já tenha sido removido e limpado com produtos de limpeza pesados, devido a alta sensibilidade em que a reação ocorre, podendo identificar traços de sangue mesmo após passados 6 anos.
Essa capacidade de quimiluminescência contribui com o controle de contaminações de áreas hospitalares, clinicas e laboratoriais. O farmacêutico é um profissional que dentre suas muitas funções, pode trabalhar realizando a análise de materiais biológicos, podendo ocorrer a contaminação do ambiente com sangue, que embora removido com produtos de limpeza, tornando-se invisível a olho nu, pode ser descoberto com o Luminol, proporcionando um melhor controle e higiene dos ambientes.
Na área econômica, o Luminol pode contribuir com a diminuição da contaminação de produtos, evitando custos com indenizações e reparações por danos morais, erradicando microrganismos patogênicos no produto final e permitindo um melhor monitoramento da correta utilização de detergentes enzimáticos na remoção de sangue oculto nos estabelecimentos frigoríficos.
...