O QUE É SOCIOLOGIA
Por: Cleide Raqueulhe • 11/9/2018 • Relatório de pesquisa • 799 Palavras (4 Páginas) • 163 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIADO AMAZONAS
CAMPUS MANAUS – CENTRO
DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR
COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
RESUMO
TEXTO 1 – O QUE É SOCIOLOGIA
Disciplina: Sociologia do Trabalho
Professora: DALMIR
Aluno: CLEIDE RAQUEULHE DE SOUZA DOURANTE
Matrícula: 2017137
2º Período/2017
Manaus, AM – 2017
CAPÍTULO PRIMEIRO: O SURGIMENTO
Podemos entender a sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno. A evolução do pensamento científico, que vinha se constituindo desde Copérnico, o seu surgimento ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.
O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia, transformações econômicas, políticas e culturais que se aceleram a partir dessa época colocarão problemas inéditos para os homens que experimentavam as mudanças que ocorriam no ocidente europeu, revolução que este século testemunha – a industrial e a francesa – constituía os dois lados de um mesmo processo, qual seja, a instalação definitiva da sociedade capitalista, por volta de 1830 são os acontecimentos desencadeados pela revolução que a precipitam a tornam possível.
A utilização da máquina na produção não apenas destruiu o artesão independente, que possuía um pequeno pedaço de terra, cultivado nos seus momentos livres, a novas formas de conduta e de relações de trabalho, entre 1780 e 1860, a Inglaterra havia mudado de forma marcante a sua fisionomia, passou a comportar enormes cidades, nas quais se concentravam suas nascentes indústrias. Tais modificações não poderiam deixar de produzir novas realidades para os homens dessa época. A transformação de atividade artesanal em manufatureira e, por último, em atividade fabril, desencadeou uma maciça emigração do campo para cidade. Em alguns setores da indústria inglesa, mais da metade dos trabalhadores era constituída por mulheres e crianças, que ganhavam salários inferiores dos homens por ponto de referência indicativo desses tempos, cinquenta anos depois, possuía trezentas mil pessoas, aumento assustador da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera de dizimaram parte da população etc.
Um dos fatos de maior importância relacionados com a revolução industrial é sem dúvida o aparecimento do proletariado e o papel histórico que ele desempenharia na sociedade capitalista. A consequência desta crescente organização foi a de que os “pobres” deixaram de se confrontar com os “ricos”; mas uma classe específica. Qual a importância desses acontecimentos para a sociologia? Tal fato significa que os precursores da sociologia foram recrutados entre militantes políticos, entre indivíduos que participavam e se envolviam profundamente com os problemas de suas sociedades. A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual ás novas situações colocadas pela revolução industrial, a formação de uma estrutural social muito específica – a sociedade capitalista – que impulsiona uma reflexão sobre a sociedade.
...