O Questionário Bioquímico
Por: Gabriela Schneider • 18/5/2021 • Trabalho acadêmico • 508 Palavras (3 Páginas) • 104 Visualizações
Questionário 4
- Como são classificadas as proteínas quanto a sua estrutura?
As proteínas são categorizadas em 4 estruturas:
Primárias: Cadeia proteica constituída pela união de aminoácidos a partir de ligações covalentes (amídicas ou peptídicas), resultando em α-aminoácidos, ligações de hidrogênio e interações entre os grupos R dos α-aminoácidos.
Secundárias: Desenrolamento de interações de hidrogênio com os resíduos de aminoácidos de outras cadeias peptídicas, a estabilizado dessa estrutura é feita em forma pregueada ou em α-helicoidal.
Terciárias: Formada por meio das interações dos grupos R dos α-aminoácidos longes da cadeia peptídica, dessa forma, a cadeia polipeptídica dobra-se, resultando em uma estrutura mais rígida e complexa.
Quaternárias: União interacional das unidades polipeptídicas sozinhas de uma proteína, causando na formação de uma nova unidade. Este tipo de estrutura tende a perder a sua função fisiológica uma vez estando isoladas.
- Quais são as ligações e/ou interações que mantém as diferentes estruturas das proteínas?
Ligações covalentes (amídicas ou peptídicas), ligações de hidrogênio e interações entre os grupos R dos α-aminoácidos, por meio de reações de condensação com os α-aminoácidos, que geram em cadeias polipeptídicas, famigeradamente chamadas de proteínas.
- O que é ponto isoelétrico de uma proteína? Qual a sua importância?
É o valor do comportamento das proteínas em um campo elétrico dado a sua relação entre os números das cagas positivas e negativas (sendo eles iguais – eletricamente neura) existentes ao longo da cadeia (provinda a partir de cadeias laterais ácidas e básicas). Uma das característica é que neste ponto a solubilidade quando em solução aquosa conta por um ponto mínimo. Dessa forma, importância do ponto isoelétrico é que ele favorece a solubilidade, uma que ele constitui o estado de repulsão entre as próprias moléculas, determina a interação em meio aquoso e aumenta a interação com o solvente.
- Quais são os fatores que podem acarretar a desnaturação de uma proteína?
Os principais fatores são a variação da temperatura, da concentração do meu o qual a proteína está, a alteração no pH, como também a adição de agentes químicos (ureia, detergentes de mercaptoetanol, por exemplo) e submissão a processos de raio x e ultrassom.
- O que se entende por desnaturação e renaturação de uma proteína?
Desnaturação: Ocorrência de desarranjo da conformação da proteína, perdendo assim sua função.
Renaturação: Ocorrência de rearranjo da conformação da proteína desnaturada, haja que a conformação nativa recupera-se de forma que retira o agente desnaturante, entretanto, esse processo só ocorre em estruturas terciárias e quaternárias.
...