O Relatório de Cafeína
Por: msellyro • 24/10/2021 • Relatório de pesquisa • 322 Palavras (2 Páginas) • 102 Visualizações
[pic 1]
Relatório de Atividade Prática
Neste relatório, coloquem as observações sobre as reações, caso o resultado não tenha sido o esperado. Caso as reações estejam corretas, coloquem o resultado e a interpretação do mesmo.
Título da aula: Extração da Cafeína
Amostra (bebida): Energético
Resultado da extração( registro de imagem ou desenho):
O resultado da extração deu certo, nela observou-se que na fase final da destilação que no funil de separação ficou um sólido branco que corresponde a cafeína.
Ao analisar através do microscópio observa- se agrupamentos de moléculas formando cristais. [pic 2][pic 3]
Princípio do método de extração:
Os alcalóides possuem natureza básica, dada pelo caráter insaturado do átomo de nitrogênio que na molécula das aminas, possui 5 elétrons planetários, sendo que 3 destes encontram-se em ligações covalente com átomos de hidrogênio e outros radicais. O par restante pode captar prótons, o que vem caracterizar a propriedade básica dos alcalóides, já que estes são definidos nela função amina.
Assim, da reação de um alcalóide com um ácido, forma-se um sal de um novo cátion, que resulta da cadência de 1 elétron. Ao adicionar ácido, os alcalóides precipitam-se na forma de sais alcalóides, os quais são extraídos com água.
Ao adicionar base neste extrato aquoso, as moléculas da base reagem com as moléculas do ácido, liberando os alcalóides na forma livre.
Os alcalóides na forma livre são solúveis em solventes polares orgânicos como: éter ou clorofórmio.
A cafeína é considerada como composto atóxico para o adulto, sendo freqüentemente contra-indicada para crianças. A dose terapêutica varia de 250-500 mg e a quantidade pode ser facilmente atingida através da ingestão de café ou chá.
Possui afinidade com o S.N.C., causando excitação do neurônio, por isso ela é utilizada como estimulante.
Além de ser extraída dos vegetais (guaraná, café, etc.), a cafeína é sintetizada em larga escala industrial, principalmente para ser adicionada em refrigerantes. Doses elevadas de cafeína provocam no organismo: insônia, taquicardia, palpitações, tremores e cefaléia.
...