O Trabalho de Mineralogia
Por: Keli Arruda da Silva • 17/11/2018 • Trabalho acadêmico • 629 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
Página 1 de 3
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG[pic 1][pic 2]
ESCOLA DE QUÍMICA E ALIMENTOS
DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DOS MINERAIS
PROFESSOR LEANDRO BRESOLIN
TRABALHO
RIO GRANDE, OUTUBRO DE 2017.
- O que é mineralogia e qual a definição de um mineral? Mineralogia é o ramo da ciência que estuda os minerais. Um mineral é uma substância natural que se diferencia das demais por sua origem inorgânica, sua homogeneidade, composição química pré-estabelecida e que habitualmente apresenta uma estrutura cristalina.
- O que é geoquímica? É a abundância da distribuição e migração de elementos químicos na terra.
- Qual a composição química do núcleo da Terra? O núcleo externo líquido consiste fundamentalmente de Fe, além de aproximadamente 2% de Ni.
- O que é substituição iônica? Dê exemplo. É quando um íon ou grupo iônico pode trocar outro íon ou grupo iônico, ocupando um sítio estrutural específico no mineral e ocorre entre minerais que possuem a mesma estrutura atômica. Ex: (Fe Mg)O.
- Cite um dos principais fatores da troca iônica de um mineral e fale sobre. A temperatura e pressão na qual as substituições ocorrem causam influência no processo de troca. Os minerais, assim como outros materiais tendem a se expandir em altas temperaturas e a se contrair em altas pressões. De modo geral, a troca iônica é mais tolerada em altas temperaturas devido as expansões térmicas que ocorrem nas estruturas dos minerais, pois em altas temperaturas os sítios iônicos ficam maiores.
- O que são geodos e veios? Geodos são formações rochosas que ocorrem em rochas vulcânicas ou até sedimentares. Formam-se nas rochas e apresentam- se revestidas por formações cristalinas. Veios são depósitos minerais que se formam pelo preenchimento de fraturas ou fendas pré- existentes.
- Cite alguma propriedade física dos minerais e defina- o.
Dureza: expressa a resistência de um mineral a abrasão ou ao risco. Ela reflete a força de ligação dos átomos, íons ou moléculas da estrutura entre si. A escala de dureza para os minerais é conhecida como escala de Mohs.
- Qual a diferença de piezoeletricidade para piroeletricidade? Piezoeletricidade é quando certos minerais são submetidos a uma pressão dirigida para adquirir uma cara elétrica; eles se tornam positivamente carregados em um dos lados e negativamente carregados no outro. Enquanto que a piroeletricidade, quando certos minerais são aquecidos podem desenvolver uma carga elétrica. O calor faz a estrutura mineral se distorcer e desloca mutuamente entre si as cargas positivas e negativas.
- O que é gema e quais os tipos? Gema é todo material gemológico usado como na ornamentação de ambientes ou adorno pessoal, possuindo características de beleza, durabilidade e raridade. As gemas estão classificadas em gema natural, gema sintética e gema artificial.
- O que são rochas ígneas? Se formam a partir da cristalização de uma fusão silicatada do magma. É correto dizer que as rochas ígneas são de origem magmática.
- Cite o que é plutonismo e vulcanismo.
Plutonismo: a consolidação ocorre no interior da crosta terrestre dando origem à rochas plutônicas ou intrusivos.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com