O isolamento de compostos orgânicos a partir de fontes naturais
Artigo: O isolamento de compostos orgânicos a partir de fontes naturais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: matheus2 • 10/12/2013 • Artigo • 600 Palavras (3 Páginas) • 643 Visualizações
A separação de substâncias presentes em materiais de uso comum é atrativa. Neste trabalho apresentaremos uma forma de extração da Cafeína (um alcalóide – classe de produtos naturais – que apresenta propriedades de bases nitrogenadas) de fácil execução.
Utilizaremos várias técnicas como: Extração com água, filtração simples e partição. E vários reagentes como: Solução saturada de carbonato de sódio, diclorometano e certa quantidade de Chá Preto.
Depois será feita a purificação por sublimação através do método de aquecimento direto em chapa e o cálculo do rendimento do processo de extração.
INTRODUÇÃO O isolamento de compostos orgânicos a partir de fontes naturais é um tipo de experimento muito empregado em disciplinas experimentais de graduação em química orgânica. A extração de cafeína das folhas de chá mate (Ilex paraguariensis) é um exemplo bastante popular em livros texto de química orgânica experimental. (PAVIA et al, 1998)
Esse experimento geralmente é empregado nas disciplinas iniciais de química orgânica, onde são apresentadas as principais técnicas de isolamento, purificação e caracterização de substâncias. O experimento alia a motivação do estudante, através da utilização de um produto de uso cotidiano, ao aprendizado de técnicas de extração com solventes e purificação de substâncias naturais, no caso a cafeína. Além disso, os reagentes empregados são de baixo custo e não tóxicos. Com o mesmo propósito, embora de forma menos abundante, a literatura cita a extração de cafeína a partir de outras fontes como, por exemplo, o café (Coffea arabica) e o chá preto (Camellia sinensis). (BRENELLI, 2003)
O chá preto (Camelia sinensis) é um arbusto sempre-verde que cresce em regiões tropicais ou sub-tropicais. Pode atingir mais de 10 metros de altura, mas é mantido, através de podas regulares, nos 90 a 110 cm, uma altura mais conveniente para colheita. (Site 01)
A Cafeína é um alcalóide que se encontra na natureza, em mais de 63 espécies de plantas (Site 02). Ela pertence a uma classe de compostos de ocorrência natural chamada xantina. Possivelmente, as xantinas são os
um dos mais potentes (IKAN, 1991)
estimulantes mais antigos conhecidos sendo que, neste contexto, a cafeína é
A cafeína pura é inodora e possui sabor amargo; é estável a variações de temperatura e pH e possui alta solubilidade em água e determinados solventes orgânicos. É considerada como a substância psicoativa mais consumida do mundo, 120 0 toneladas/ano. Dados estatísticos referem que 81% das pessoas consomem refrigerante, 75% café, 65% produtos de chocolate (56% em barra e 38% em pó) e 37% chá. (Site 02)
Os principais efeitos (FAUST, 1993) fisiológicos da atuação da cafeína no organismo humano são o efeito estimulante, o efeito diurético e a dependência química. Entre outros efeitos, causa o aumento da taxa metabólica, o relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, do trato biliar, do trato gastrintestinal e de partes do sistema vascular. Após cinco minutos do consumo, a cafeína pode ser detectada em todo o corpo humano, atingindo o seu máximo depois de 20-30 min (COTTON, 2000).
Ela é metabolizada no fígado
...