O processo fotográfico
Pesquisas Acadêmicas: O processo fotográfico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arav • 12/7/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 11.850 Palavras (48 Páginas) • 373 Visualizações
O PROCESSO FOTOGRÁFICO
O filme fotográfico consiste, normalmente, de uma base ou suporte mecânico, a base de triacetato de poliester, no qual é depositada minúsculos cristais , denominados pôr halogenetos de prata, geralmente sais de brometo, cloreto, iodeto, ou de uma combinação destes.
Estes sais de prata estão suspensos em uma gelatina ou em uma camada da mesma. Quando o material é exposto a luz, na câmera, ou mesmo em condições apropriadas dentro do laboratório fotográfico, não ha qualquer efeito visível. Há, entretanto, uma alteração fotoquimica, a qual se denomina pôr IMAGEM LATENTE.
As imagens latentes das emulsões são bastante estáveis as temperaturas normais, e se conservam inalterais pôr 72 horas. Quando armazenados em níveis bem baixos de temperatura, como na câmera fria ou geladeira, a imagem pode permanecer revelável durante vários anos. Entretanto, a elevada temperatura, umidade, ou o fato de estar exposta a emanações químicas, pode acelerar o processo de oxido-redução e completar a perda da imagem latente em poucos dias. Pôr isso, aconselha-se revelarmos as emulsões (tanto o filme como o papel), o mais rápido possível, depois de expostos.
Quando o material sensível já exposto a luz é submetido a ação química reveladora, o revelador reage com os cristais de halogeneto de prata, reduzindo e oxidando-os, acabando pôr transformá-los em minúsculos grãos de prata metálica. Os cristais não expostos sofrem também, a ação do revelador, mas de forma muito mais lenta. Apenas uma quantidade muito pequena de prata e revelada, formando o VÉU DE BASE OU DENSIDADE DE VELATURA.
Depois de revelada a imagem latente até a densidade desejada, necessitamos neutralizar o efeito da solução reveladora. Para isto, utilizamos uma solução levemente ácida, denominada INTERRUPTOR.
Contudo, os cristais de halogenetos de prata não revelados ainda permanecem na emulsão, precisam ser removidos, caso contrário serão sensibilizados pela luz, comprometendo a estabilidade e permanência da imagem. Este processo é conhecido pôr fixagem. O FIXADOR é geralmente composto de Tiossulfato de Amônia ou de Sódio, denominado comercialmente pôr HIPOSSULFITO.
A solução fixadora forma um composto solúvel com os cristais de prata não revelados e os dissolve. No entanto, após fixada, a emulsão continua saturada com os produtos químicos do fixador e sais de prata dissolvidos. A permanência desses elementos provocara a lenta decomposição da imagem fotográfica, com manchas e desaparecimento gradual. Afim de obtermos negativos e copias estáveis, é necessário que sejam muito bem lavados em água corrente.
COMPOSIÇÃO DA SOLUÇÃO REVELADORA
Cada uma das fórmulas de revelador contém componentes imprescindíveis para a formação da imagem. Estes são os seguintes:
AGENTE REVELADOR - Sua função é de reduzir quimicamente o halogeneto de prata exposto a luz, para formar uma imagem de PRATA METÁLICA. Os mais utilizados são: METOL, FENIDONA e HIDROQUINONA.
AGENTE ACELERADOR - Só reage corretamente em presença de um alcali ou base. São os aceleradores do processo de revelação, cuja função básica é de expandir a emulsão para que o processo de oxido redução ocorra mais rapidamente. Cada base selecionada, conforme seu grau de alcalinidade produz maior ou menor grau de atividade da solução reveladora. Os alcalis normalmente utilizados são: Tetraborato de Sódio ou BÓRAX, Metaborato de Sódio, ou KODALK, Carbonato de Sódio, e pôr fim, Hidróxido de Sódio (SODA CÁUSTICA).
AGENTE CONSERVADOR - Quando os agentes reveladores são dissolvidos em água e a solução é exposta ao ar, o oxigênio reage com eles, formando produtos de oxidação. Essa reação ocorre, pôr exemplo, quando o revelador é colocado em banheiras. Pôr outro lado, o próprio oxigênio da água reage com as substâncias reveladoras, decompondo-as. O preservador normalmente utilizado para retardar essa decomposição é o SULFITO DE SÓDIO. A presença de alcalis muito fortes também oxidam os agentes reveladores. Pôr isso, dependendo do tipo de base utilizada em cada formula, a porcentagem de sulfito varia proporcionalmente.
AGENTE LIMITADOR OU RETARDADOR - A ação dos agentes reveladores sobre as áreas da emulsão não expostas a luz precisa ser controlada, afim de que não haja produção de véu alem do normal (Véu de Base ou Densidade de VELATURA) e para que a transparência do negativo seja aceitável. O BROMETO DE POTÁSSIO é normalmente utilizável para essa função.
FATORES DETERMINANTES DA DENSIDADE DA IMAGEM
São, basicamente o tempo de exposição da emulsão (aquela que consideramos correta) e a extensão do revelador. A extensão do revelador é uma função conjugada, resultante da condição da solução reveladora, que poderá ser utilizada concentrada ou diluída, temperatura do revelador, do critério de agitação e da própria vida útil do revelador. A atividade do revelador, e consequentemente a sua reprodução das escalas tonais (densidade) é determinada pôr sua composição química, temperatura, agitação, concentração e pelo grau de fatiga da solução.
TEMPO DE REVELAÇÃO
O material sensível, depois de exposto a luz, quando colocado no revelador, sofre uma reação química (oxido redução) - a solução reveladora penetra na emulsão e começa a reduzir os cristais de prata que receberam luz, transformando-os em prata metálica. Temos assim o processo de oxido redução. A diferença de densidade entre as áreas de altas luzes (mais claras) e de sombras vai aumentando, porque o grau de revelação, dentro de um certo tempo, é proporcional ao volume de exposição recebido. A revelação deverá ser INTERROMPIDA, assim que o grau de densidade e contraste desejado tiver sido atingido.
TEMPERATURA DA SOLUÇÃO E TEMPO DE REVELAÇÃO
O tempo de revelação é afetado pela temperatura do revelador. Aumentando-se a temperatura, a velocidade da reação do revelador aumenta. Assim, o contrário também e válido. Quando a temperatura do revelador diminui, a reação do revelador é mais lenta. O tempo de revelação recomendado, produziria neste caso, uma revelação insuficiente. A temperatura
...