O que é a água?
Seminário: O que é a água?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: garer • 3/10/2013 • Seminário • 841 Palavras (4 Páginas) • 289 Visualizações
O que é a água?
A água, tal como o Sol, é praticamente inseparável da vida na Terra. Sem a água nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, poderia sobreviver. Cerca de 70 % da nossa alimentação e do nosso próprio corpo são constituídos por água. A água é um liquido inodoro, transparente e incolor, isto quer dizer que ela não tem:
marca
Cheiro
marca
Cor
marca
Sabor
Para a água ser considerada potável, deve apresentar as seguintes características qualitativas: não ter sabor; não ter cheiro; não se alterar com o tempo nem deixar depósito. A água que contém em solução sais minerais em quantidade suficiente para lhe caracterizar o sabor denomina-se água mineral. Em geral, sai da nascente a temperatura superior à do ambiente. Se a diferença for superior a 5 ou 6º C (denomina-se água termal). Em virtude do efeito terapêutico de algumas das substâncias dissolvidas designa-se também, por água medicinal. A água cobre 70% da superfície da Terra e aparece nos oceanos e lagos, na corrente (rios ,riachos,...), chuva ou vapor. Não é possível uma pessoa sobreviver mais do que 5 ou 6 dias sem água, ou dois ou três, em ambiente quente .
O Ciclo da Água
A água existente no estado líquido nos mares, rios, lagos, pântanos e na superfície terrestre evapora-se por influência do calor. Este vapor de água sobe na atmosfera e condensa-se devido ao arrefecimento da massa de ar. Ao condensar, formam-se pequenas gotículas de água que vão aumentando de dimensão à medida que mais água condensa ou que se juntam, até que se tornam demasiado pesadas e caem sob a forma de precipitação.
No caso do arrefecimento se dar a temperaturas inferiores a 0ºC, formam-se cristais de gelo que caem sob a forma de neve; se o arrefecimento foi lento cai sob a forma de granizo.
A água que cai sobre a superfície terrestre divide-se: uma parte penetra no solo enquanto a outra parte se mantém à superfície. Parte da água infiltrada fica retida no solo, tornando-se humidade, a restante infiltra-se até encontrar uma camada impermeável, onde se forma um lençol freático (lençol de água).
A água retida no solo pode evaporar-se directamente para a atmosfera ou pode ser absorvida pelas raízes de plantas.
A parte da água precipitada que não se infiltra no solo junta-se a rios e lagos, de onde flúi para os oceanos. Em todas estas superfícies líquidas dá-se a evaporação. O vapor de água proveniente deste processo junta-se ao proveniente da evaporação no solo e ao da transpiração dos seres vivos para repor a quantidade de água na atmosfera que se perde como precipitação.
Fecha-se assim o ciclo da água.
A importância
...