O que é benzeno?
Projeto de pesquisa: O que é benzeno?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raymeloo • 26/1/2015 • Projeto de pesquisa • 1.386 Palavras (6 Páginas) • 631 Visualizações
HIGIENE
OCUPACIONAL
Segurança do Trabalho
Turma 2013
O que é Benzeno?
O benzeno é líquido, inflamável, incolor e tem um aroma doce e agradável. É um composto tóxico, cujos vapores, se inalados, causam tontura, dores de cabeça e até mesmo inconsciência. Se inalados em pequenas quantidades por longos períodos causam sérios problemas sanguíneos, como leucopenia.
Também é conhecido por ser carcinogênico. É uma substância usada como solvente (de iodo, enxofre, graxas, ceras, etc.) e matéria-prima básica na produção de muitos compostos orgânicos importantes como fenol, anilina, trinitrotolueno, plásticos, gasolina, borracha sintética e tintas. A benzina é uma mistura de hidrocarbonetos obtida principalmente da destilação do petróleo que possui faixa de ebulição próxima ao benzeno.
Como o benzeno entra em nosso corpo?
O benzeno pode entrar em nosso corpo principalmente através da respiração, da pele e, em alguns casos, pela ingestão.
Ele é totalmente absorvido pelo nosso corpo?
A maior parte do benzeno que nós respiramos é eliminada pela expiração. O que é absorvido na corrente sanguínea se acumula principalmente em tecidos com alto teor de lipídios. A absorção varia entre 10% a 50% dependendo da dose, do metabolismo e da quantidade de gordura presente no organismo. Na sua forma inalterada, o benzeno é eliminado através do ar expirado e em torno de 0,1%, apenas, é eliminado na urina. O que continua no organismo é transformado principalmente no fígado e na medula óssea e eliminado na urina na forma de metabólitos (em epecial fenol, catecol, hidroquinona, ácido fenil mercaptúrico e ácido trans, trans mucônico). A ingestão de alimentos ou água com níveis altos de benzeno pode causar vômitos, irritação gástrica, tonteira, convulsões, taquicardia, coma e morte (ATSDR, 2007). Também é absorvido através da pele. A absorção é mais rápida quando há algum ferimento (OSHA).
Qual é a principal via pela qual o benzeno penetra no corpo?
A respiração é a via mais importante de absorção, pois a área do nosso sistema respiratório capaz de absorver o benzeno é muito grande. Além disso, é mais difícil evitar que a pessoa respire o produto que está disperso no ar do que controlar a sua penetração pela pele ou a sua ingestão.
Como o benzeno entra em nosso corpo
Sistema respiratório – principal via de introdução de substâncias químicas no corpo
Edson Luiz dos Anjos
Em pesquisa realizada entre trabalhadores de coqueria, verificou-se que a troca frequente dos uniformes de trabalho diminuia a absorção de benzeno pelo organismo. Assim, uma fonte de absorção deste agente pela pele é a roupa contaminada (COLEMAN; COLEMAN, 2006). A absorção pela pele é diferente nas diferentes partes do corpo.
Absorção de substâncias químicas pelo corpo (adaptado de Hodgson;Levi, 1987)
ALTA
Testa e couro cabeludo
MÉDIA
Costas e antebraço
BAIXA
Palma das mãos
BAIXA
Pés e tornozelos
MUITO ALTA
Escroto
O benzeno afeta a saúde?
Sim. É um produto muito tóxico, principalmente para o sistema formador de sangue, e pode causar câncer.
Como o benzeno afeta a saúde?
Os efeitos podem surgir rapidamente, em geral quando há exposição a altas concentrações (efeitos agudos), ou mais lentamente (efeitos crônicos). O benzeno em altas concentrações é uma substância bastante irritante para as mucosas (olhos, nariz, boca etc.) e, quando aspirado, pode provocar edema (inflamação aguda) pulmonar e hemorragia nas áreas de contato. Também provoca efeitos tóxicos para o sistema nervoso central, causando, de acordo com a quantidade absorvida: períodos de sonolência e excitação, tontura, dor de cabeça, enjoo, náusea, taquicardia, dificuldade respiratória, tremores, convulsão, perda da consciência e morte (ATSDR, 2007). A morte por benzeno em intoxicações agudas ocorre por arritmia cardíaca. Os casos de intoxicação crônica podem variar de simples diminuição da quantidade das células do sangue até a ocorrência de leucemia ou anemia aplástica, condições muito graves (GOODMAN; GILMAN, 1996). O National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) estabelece um IPVS (índice imediatamente perigoso à vida e à saúde) de 500 ppm para o benzeno (NIOSH, 1994).
Quanto aos efeitos da exposição em longo prazo ao benzeno (crônicos),
podem ocorrer: alteração na medula óssea, no sangue, nos cromossomos,
no sistema imunológico e vários tipos de câncer. Também pode ocasionar
danos ao sistema nervoso central e irritação na pele e nas mucosas.
Danos do benzeno à saúde e ações sobre a medula óssea e, consequências, no sangue?
Os efeitos sobre o sistema sanguíneo são os mais importantes nas intoxicações crônicas. O benzeno age, através de seus produtos de transformação, sobre a medula óssea (Medula óssea é o órgão mais importante na produção de células sanguíneas), atingindo as células do sistema formador de sangue. Além disso pode causar várias alterações.
...