O ácido acético
Tese: O ácido acético. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dayana26 • 8/9/2013 • Tese • 916 Palavras (4 Páginas) • 470 Visualizações
1. Introdução
Sabemos que o vinagre contém ácido acético como seu principal constituinte ácido. A determinação da concentração deste ácido é feita por titulação com solução de NaOH onde o ácido acético é um gás incolor, de cheiro penetrante, de sabor azedo, solúvel em água, álcool e éter.Quando puro (e isento de água), o ácido acético congela à 16,7 ºC, tomando aspecto de gelo; daí o nome ácido acético glacial, dado ao ácido acético puro.
O ácido acético, de longe o mais importante de todos os ácidos carboxílicos, prepara-se por oxidação, pelo ar, de vários hidrocarbonetos ou do aldeído acético.
O ácido acético é preparado por oxidação do álcool etílico esta oxidação deve ser obtida com auxílio de catalisadores (V2O5) é o processo industrial por fermentação com auxílio do Micoderma aceti é o que se faz na obtenção do vinagre, que contém de 4 a 7% de ácido acético porem a acidez do álcool é proveniente da oxidação do álcool etílico à ácido acético, ou mesmo por fermentação mal controlada onde pode ocorrer uma fermentação acética paralela pelo Micoderma aceti, que transforma a sacarose em ácido acético o álcool etílico usado para diversos fins não pode apresentar por lei, acidez em ácido acético superior a 3 mg de ácido acético por 100ml de álcool, pois o mesmo seria muito corrosivo causando diversos inconvenientes.
À partir do acetileno (industrial) Acetileno Acetaldeído manganoso
Um método novo envolve a reação entre metanol e o monóxido de carbono na presença do catalisador iodo-rodio, ainda um exemplo de catálise por um complexo de metal de transição produzem-se também grandes quantidades de ácido acético sob forma da solução diluída, conhecida por vinagre, também aqui o ácido acético se obtém por oxidação com o ar, neste caso, porém o composto oxidado e o álcool etílico, e os catalisadores são enzimas bacterianas além de ser usado na alimentação (vinagre) o ácido acético e utilizado na produção de acetato de vinila ( do qual se obtém o plástico PVA), de anidro acético e cloreto de acetila (importante para a síntese orgânica), de esteres (solventes, essências, perfumes e etc).
2. Objetivo
Determinar a concentração de acido acético no vinagre, por meio de titulação.
3. Materiais e Reagentes
Suporte universal
Garra de bureta ou garra e mufa
Béquer de 250 ml
Pêra de borracha
Pisseta
Pipeta de 10 ml
Bureta de 50 ml
Proveta de 50 ml
Erlemayer de 125 ml
Solução padrão de hidróxido de sódio, NaOH, 0,1
Solução de fenolftaleína
Amostra de vinagre
4. Procedimentos Experimental
Analisou-se as informações contidas no rotulo do vinagre no qual era da marca Virrosas ,tipo vinagre de álcool colorido com a validade no dia 15/02/13,lote 02/03 com a acidez 4,01.
Colocou-se em um béquer uma quantidade de vinagre para que este fosse pipetado 10 ml para cada erlemayer de 125 ml e no mesmo adicionamos 40 ml de água destilada.
Com auxilio de uma proveta colocou-se 40 ml de água e em seguida transferiu-se para os elenmeyer e adicionamos em cada elenmeyer quatro gotas de fenolftaleína.
Na bureta universal foi adicionou-se hidróxido de sódio ate a sua marca zero e em seguida colocamos em baixo o erlemayer e abrimos a bureta lentamente para que gota a gota possamos observar a mudança de cor.
4.1Procedimentos Experimental com a 1º amostra
Gota a gota acrescentou-se a solução de NaOH da bureta ao erlemayer agitando-o constantemente, e fechou-se a torneira da bureta e observou-se que 25 ml não houve alteração e acrescentou-se mais 25 ml e novamente acrescentou-se mais 25 ml para que pudéssemos observar a mudança de cor no total foram gastos 75 ml.
4.2 Procedimentos Experimental com a 2º amostra
Completou-se novamente a solução de NaOH da bureta ao erlemayer agitando-o constantemente, e fechou-se a torneira da bureta e observou-se
...