OS METAIS ALCALINOS TERROSOS
Por: Thaay23 • 2/6/2017 • Relatório de pesquisa • 921 Palavras (4 Páginas) • 710 Visualizações
FUNDAÇÃO TÉCNICO-EDUCACIONAL SOUZA MARQUES |
METAIS ALCALINOS TERROSOS |
Aula Prática 03 – Química Inorgânica I |
|
Equipe: Ana Carolina Castello |
Trabalho de apreciação referente à aula prática desenvolvida durante a Disciplina de Química Inorgânica I. |
2016.2
1. INTRODUÇÃO |
Os elementos dos metais alcalinos terrossos são Berílio, Magnésio, Cálcio, Estrôncio, Bário e Rádio. Todos eles são metais brancos prateados, são mais duros, mais densos e menos reativos que os metais alcalinos terrosos. Seu raio atômico também é menor se comparado aos metais alcalinos terrosos, esta redução do raio causa uma maior densiade e energia de ionização.
As energias de ionização dos elementos diminuiem descendo no grupo, enquanto o raio atômico aumentam. Ao descer, os elementos tornam –se mais reativos e mais eletropositivo, pois se torna mais fácil a formação dos íons +2. Esta redução da energia de ionização se reflete na tendência dos potenciais padrão para os pares M2+/M. Uma vez que o potencial padrão se torna mais negativo, os metais se oxidam mais facilmente. Assim, enquanto cálcio, estrôncio e bário reagem facilmente com a água fria, o magnésio só reage com água quente
Produção: O magnésio é o único elemento do grupo 2 obtido em escala industrial. Magnésio, cálcio, estrôncio e bário podem ser obtidos a partir do cloreto fundido. O berilio ocorre naturalmente como mineral berilo.
1.1 OBJETIVO
Obter os hidróxidos de magnésio e cálcio para realização dos determinados procedimentos.
Discutir as reações realizadas.
2.APROVEITAMENTO |
2.1 PRODUÇÃO DOS HIDRÓXIDOS
Adicionou – se 1 g de óxido de magnésio, logo após 2 mL de água destilada. Notou – se que o Mg quase não se solubilizou. Adicionou – se mais 25 mL de água destilada. A solução foi misturada e filtrada obtendo o hidróxido de magnésio. Repetiu – se o mesmo procedimento com o Ca, observando – se que a solubilidade do mesmo foi maior que a do Mg. Obteve – se hidróxido de cálcio.
MgO(s) + H2O(l) → Mg(OH)2(aq)
CaO(s) + H2O(l) → Ca(OH)2(aq)
Todos os hidróxidos são formados pelas reações dos óxidos com a água. Os hidróxidos se tornam mais básicos descendo – se no grupo com o aumento do caráter metálico do elemento. Percebe – se isso na determinação do pH que ocorreu no final do procedimento. O Mg(OH)2 tem pH = 7, o Ca(OH)2 ph = 11 e o Ba(OH)2 pH = 14 e pela adição do indicador fenolftaleína nos hidróxidos de Mg, Ca e Ba que tornou a solução rosa, sendo que a solução de hidróxido de bário ficou com um precipitado branco. A formação do precipitado pode ter ocorrido pois o hidróxido de bário foi a única solução que não foi preparada, já se encontrava pronta no laboratório, podendo estar velha ou não ter sido homogeneizada.
O hidróxido de berílio é anfótero. A solubilidade em água aumenta do Mg(OH)2 para o Ba(OH)2. O hidróxido de magnésio é pouco solúvel e forma uma solução suavemente básica, uma vez que a sua solução saturada contém baixa concentração de íons OH-. A suspensão aquosa do hidróxido de magnésio é usada como um antiácido (leite de magnésia). Como constatado acima, O hidróxido de cálcio é mais solúvel do que o de magnésio de forma que uma solução saturada contém uma maior concentração de íons hidróxidos e a solução é moderadamente básica. Uma solução saturada de hidróxido de cálcio, chamada de água de cal, é usada para testar a presença de CO2.
...