POR QUE OS GASES SE MISTURAM ESPONTANEAMENTE?
Por: Cris Sanpe • 7/3/2017 • Relatório de pesquisa • 351 Palavras (2 Páginas) • 613 Visualizações
PRÁTICA 01: POR QUE OS GASES SE MISTURAM ESPONTANEAMENTE?
1. Objetivo: Utilizar a lei de difusão de Graham; comparar dados experimentais com aqueles previstos teoricamente.
Os gregos formam, provavelmente, os primeiros a acreditar que a matéria era formada de partículas. Por exemplo, eles acreditavam que uma pequena quantidade de primeira dava um gosto distinto à comida porque as minúsculas partículas de pimenta poderiam espalhar-se durante o cozimento.
- Use o modelo do estado gasoso e a idéia de partículas para explicar porque é possível sentir o cheiro do perfume que uma pessoa está usando, a certa distância.
As partículas do vapor do perfume misturam-se com aquelas do ar e move-se para outras partes do recinto. Este processo de mistura de partículas como resultado do movimento das mesmas chama-se difusão.
- O que você entende por vapor? Qual é o estado físico de um vapor?
- Discuta porque as partículas do vapor do perfume movem-se facilmente através do ar.
2. Procedimento
1) Tomar dois chumaços de algodão e embeber um deles em hidróxido de amônio concentrado e, o outro, em ácido clorídrico concentrado. Colocá-los, simultaneamente, um em cada extremidade de um tubo.
2) Iniciar, imediatamente, a contagem do tempo até o momento em que aparecer, dentro do tubo, um “anel branco” de cloreto de amônio.
-Quanto tempo levou para formar o “anel branco”?
3) Medir a distância que percorreu cada um dos gases, NH3 e HCl.
- Qual a distância percorrida por cada um dos gases? Sugira uma explicação para as diferentes distâncias.
O cientista Thomas Graham encontrou que gases leves difundem-se mais rapidamente que gases pesados. Em 1833 ele propôs a seguinte lei: a velocidade de difusão de um gás é inversamente proporcional à raiz quadrada de sua densidade. Sob as mesmas condições de temperatura e pressão, a densidade de um gás é diretamente proporcional a sua massa molecular.
Questionário
1) Escreva a equação correspondente a reação.
2) Usando os dados obtidos calcule as velocidades dos gases NH3 e HCl.
3) Calcule, agora, a relação entre as velocidades da amônia e do gás clorídrico, usando a Lei de Graham. A seguir compare com aquela obtida experimentalmente e discuta os resultados.
...