PREPARAÇÃO, PADRONIZAÇÃO E ANÁLISE VOLUMÉTRICA
Por: dubinski • 19/9/2016 • Relatório de pesquisa • 2.896 Palavras (12 Páginas) • 377 Visualizações
[pic 1][pic 2]
DIEGO OLIVEIRA
ISABELA CRISTINA
PRÁTICA NÚMERO 4
PREPARAÇÃO, PADRONIZAÇÃO E ANÁLISE VOLUMÉTRICA
QUÍMICA BÁSICA
CURITIBA
2016
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
BACHARELADO EM QUÍMICA
[pic 3]
CURITIBA
2016
SUMÁRIO
1. OBJETIVO
2. INTRODUÇÃO
3. MATERIAIS E REAGENTES
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
4.1. Preparação da solução de HCℓ
4.2. Concentração real da solução de HCℓ preparada
4.3. Titulação da solução de soda cáustica
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES
5.1. Preparação da solução de HCℓ
5.2. Concentração real da solução de HCℓ preparada
5.3. Titulação da solução de soda cáustica
6. CONCLUSÕES
7. REFERÊCIAS
- OBJETIVO
Realizar o preparo de uma solução de HCℓ e o cálculo de sua real concentração por meio de uma titulação, além da determinação da porcentagem de hidróxido de sódio a partir da análise de uma soda cáustica comercial.
- INTRODUÇÃO
Na química, com frequência necessita-se saber a quantidade de soluto em um dado volume de solução. Desse modo, é necessário expressar a composição de uma mistura, como a percentagem em massa de cada componente. Para isso, utiliza-se um mecanismo matemático que permite determinar a quantidade de uma substância dissolvida em outra, a qual se dá o nome de cálculo da concentração das soluções, considerando a massa, o volume ou a quantidade de matéria das substâncias envolvidas. [1]
A titulação é um processo que permite determinar a concentração ou a quantidade de matéria pela medida de volume de uma analito (solução) com o auxílio de outra substância de concentração conhecida (titulante). Utilizam-se dois aparelhos: a bureta, onde se coloca o titulante; e o erlenmeyer, no qual é colocado um volume do analito. O princípio geral da titulação consiste na adição do titulante ao erlenmeyer até o ponto de viragem ou equivalência, momento em que se observa mudança de cor do indicador, indicando a proporcionalidade da estequiometria. [1]
- MATERIAIS E REAGENTES
[pic 4][pic 5]
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
- Preparação da solução de HCℓ
A partir das informações contidas no rótulo do frasco de HCℓ, foi efetuado o cálculo do volume necessário para preparar 250 mL de solução de ácido clorídrico 0,1 mol ℓ-1. Posteriormente, dentro da capela e com auxílio da pipeta graduada de 5 mL, foi feita a transferência do volume anteriormente calculado, de ácido clorídrico, para um balão volumétrico de 250 mL, contendo cerca de 100 mL de água destilada. Em seguida, com o frasco lavador, completou-se o volume do balão para 250 mL. Por fim, fechou-se o balão e se homogeneizou a solução.
- Concentração real da solução de HCℓ preparada
Com a pipeta volumétrica, transferiu-se 10 mL de uma solução de carbonato de sódio 0,05 mol ℓ-1 para cada um dos erlenmeyers de 250 mL. Em seguida, foi adicionado cerca de 80 mL de água destilada com o frasco lavador em cada um dos recipientes e, por fim, adicionado em cada um, 3 (três) gotas do indicador metilorange. Na sequência, com cuidado, carregou-se a bureta de 25 mL com a solução de HCℓ de aproximadamente 0,1 mol ℓ-1, descrita no subitem 4.1, utilizando-se um funil de vidro de haste curta para adicionar o ácido do balão volumétrico.
Posteriormente, iniciou-se a titulação, adicionado gota a gota a solução da bureta a um dos erlenmeyers e agitando-o continuamente. Durante a observação, ao verificar-se a mudança de cor, cessou-se a adição da solução de HCℓ fechando a torneira. Logo após, foi observado e registrado o volume gasto na titulação. Repetiu-se as operações anteriores com o outro recipiente e novamente se registra o volume gasto. Finamente, realizou-se os cálculos necessários para encontrar a concentração real do HCℓ preparado.
- Titulação da solução de soda cáustica
Utilizando a solução de ácido clorídrico contida no balão volumétrico, carregou-se novamente a bureta de 25 mL, retirando o ar da parte de baixo e acertando seu menisco.
Em seguida, em dois erlenmeyers, transferiu-se com auxílio da pipeta volumétrica, 10 mL de solução da soda cáustica comercial para cada um dos dois recipientes, seguida da adição de cerca de 80 mL de água destilada utilizando o frasco lavador, além de 3 (três) gotas do indicador metilorange. Agitou-se a solução afim de se homogeneizar a mesma.
...