PRODUÇÃO DE ALUMÍNIO
Relatório de pesquisa: PRODUÇÃO DE ALUMÍNIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Leele00 • 4/5/2014 • Relatório de pesquisa • 844 Palavras (4 Páginas) • 340 Visualizações
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
RELATÓRIO I - PRODUÇÃO DE ALÚMEN
LUIS HENRIQUE MARANGONI
LETICIA COSTA DO NASCIMENTO
DEISE M. P DE O. SANTOS
PALHOÇA 2014
INTRODUÇÃO
OBJETIVOS
Elaborar um processo químico que pode ser utilizado para transformar latas vazias de Alumínio em um composto químico muito útil, o Alúmen- KAl(SO4)2+12H2O. Efetuando ao final deste os devidos cálculos de rendimento do processo químico apresentado.
MATERIAIS UTILIZADOS
Balança
Funil de Buchner
Papel Filtro
Chapa de Aquecimento
Proveta de 250 ml
KOH 1,5 M
Tesoura
Béquer de 150 ml
Béquer de 250 ml
Bastão de vidro
Kitasato de 500 ml
Óculos de Segurança
H2SO4 9M
PROCEDIMENTO
Primeiramente a turma se dividiu em duplas para realização do procedimento, de modo que cada dupla recebeu um retângulo de alumínio retirado de uma latinha. Removemos com palha de aço os vestígios de tinta e a camada de oxidação que protege o alumínio.
Em seguida pesamos o retângulo de alumínio em balança de precisão. Anotamos a massa do mesmo e o recortamos em pedaços pequenos.
Colocamos os pedaços de alumínio num béquer de 150 ml e adicionamos 50 ml de KOH ( hidróxido de potássio) 1,5M , em seguida colocamos o béquer sobre uma chapa de aquecimento e buscamos manter a temperatura entre 50 e 60 ºC. Ao decorrer da reação o liquido que inicialmente era incolor vai tornando-se escuro. A reação tornou-se completa quando já não se era mais possível visualizar pedaços de alumínio na mesma.
Montamos o aparato para realizar a filtração da solução quente, através de aspiração. Fixamos o kitasato, colocamos o funil de buchner na boca do kitasato e colocamos um papel filtro no funil. Com ajuda de um bastão de vidro, derramamos o conteúdo do béquer dentro do funil. Todo resíduo escuro ficou retido no filtro, deixando o filtrado incolor.
Transferimos o filtrado incolor para um béquer de 250 ml limpo. Enxaguamos o kitasato com água destilada utilizando um frasco lavador. Aguardamos a solução resfriar um pouco.
Com cuidado, adicionamos 20 ml de ácido sulfúrico (H2SO4 9M) na solução. Inicialmente, apareceu um precipitado de hidróxido de alumínio, Al(OH)3, que se dissolveu conforme adicionamos mais ácido. A solução aqueceu devido a característica exotérmica da reação ácido - base.
Aguardamos o filtrado resfriar um pouco e adicionamos 5 ml de etanol, em seguida levamos o mesmo ao banho de gelo. Como a precipitação dos cristais de alúmen só ocorre após o resfriamento do
...