PROPRIEDADES QUÍMICAS E FÍSICAS DOS MATERIAIS
Por: Eudes Martins • 1/6/2017 • Relatório de pesquisa • 938 Palavras (4 Páginas) • 292 Visualizações
ROTEIRO I – PROPRIEDADES QUÍMICAS E FÍSICAS DOS MATERIAIS
Eudes Martins da Silva; R.A.: 02410026180
Matheus Reis da Rocha; R.A.: 02410026288
Matheus Ribeiro de Paula; R.A.: 02410026194
RESUMO
Nesse experimento analisamos o comportamento de diferentes materiais em diferentes condições, e tiramos as conclusões sobre suas transformações tanto químicas quanto físicas, e compreender o porquê dessas reações.
Palavras-chave: Materiais. Transformações. Químicas. Físicas. Reações.
INTRODUÇÃO
A química estuda a matéria e suas transformações, e conhecer as propriedades dos materiais é essencial para que possamos estabelecer o seu uso apropriado. Essas diferenças em suas propriedades se deve a sua estrutura atômica o que torna cada material com uma característica única.
Dessas propriedades que os materiais possuem podemos destacar dois tipos:
Propriedade Química: Se baseia nas reações dos materiais quando interagem com outros materiais mudando assim a sua estrutura molecular. Um exemplo desse tipo de propriedade e a oxidação e a combustão de certos materiais.
Propriedade Física: São características próprias dos materiais e ocorrem devido a diferentes transformações físicas do material sem afetar a sua estrutura molecular. Dentre essas características se destaca as mudanças de estado dos materiais, como a fusão e a ebulição.
MATERIAIS UTILIZADOS
2.1. Becker 500mL;
2.2. Bico de Bunsen;
2.3. Sal de Cozinha;
2.4. Palha de Aço;
2.5. Caixa de Fósforo;
2.6. Açúcar comercial;
2.7. Fralda Descartável;
2.8. Tubos de Ensaio;
2.9. Papel.
DESENVOLVIMENTO
Nesse experimento dividimos os procedimentos em partes, no qual iremos realizar os mesmos testes, mas com materiais diferentes para observar as diferenças ocorridas e entender o porquê dessas reações.
- PARTE I
Iniciamos o experimento colocando uma folha de papel em um béquer e medindo a sua massa. Após ter esse dado anotado queimamos o papel e aguardamos até que esse esteja totalmente queimado, em seguida medimos novamente a sua massa após tê-lo queimado. Anotamos novamente os dados e repetimos o procedimento com a palha de aço.
Com todos os dados anotados montamos uma tabela e observamos o que ocorreu com a massa desses dois materiais após entrarem em combustão:
Tabela 1: Dados obtidos antes e depois da combustão dos materiais.
Material | Massa Inicial (g) | Massa Final (g) |
Papel | 4,77 | 0,96 |
Palha de Aço | 1,72 | 1,84 |
- PARTE II
Nessa segunda parte do experimento utilizando o tubo de ensaio e um bico de
Bunsen, aquecemos aproximadamente uma colher de chá de açúcar durante um tempo de 1~2 minutos e observamos o que ocorreu com o açúcar após ter sido aquecido. Novamente repetimos o experimento utilizando outro material, que foi o sal, e observamos o que aconteceu com o sal nas mesmas condições sofridas pelo açúcar e analisamos as suas diferenças.
- PARTE III
E por fim, no ultimo experimento, utilizando um pedaço de fralda descartável, retiramos o algodão do seu interior e colocamos em um Becker, em seguida adicionamos 100ml de água e aguardamos alguns segundos. Pouco depois viramos o Becker com a boca para baixo e analisamos o que aconteceu com a água e com o algodão.
QUESTIONÁRIO
4.1. O fenômeno observado na parte I do experimento foi o mesmo para o papel e a palha de aço? Justifique sua resposta com base em uma análise microscópica (a nível atômico)
R: No momento em que colocamos fogo no papel e na palha de aço ocorre uma transformação química em ambos onde é originada uma ou mais substancias a partir dessa reação de combustão. No caso do papel quando queimado parte de sua massa se dispersa em forma gasosa devido a sua reação com o oxigênio gerando assim: papel + O2 → H2O (g) + CO2 + Cinzas
...