Prática de Ensino em Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Por: matheus2030 • 19/5/2021 • Artigo • 473 Palavras (2 Páginas) • 247 Visualizações
Aluno: Matheus Marcos Pedro dos Santos
RGM: 27030229
Disciplina: Prática de Ensino em Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
O estágio supervisionado é considerado o momento em que se conjuga a teoria e a prática da aprendizagem do estudante, bem como o momento da futura vivência profissional e do funcionamento eficaz na sua área de formação. Os cursos de licenciaturas são responsáveis pela formação de professores em nível universitário costumam encarar os estágios supervisionados como um momento para reproduzir modelos e técnicas, ao invés de pesar em conhecimentos e habilidades, o que pode ser útil para ensinar profissionais a enfrentar novos desafios crescentes. O desenvolvimento profissional de professores é um processo que envolve a compreensão das situações específicas que surgem no ambiente em que atuam na escola. Por este motivo, não há dúvida de que um dos conteúdos mais importantes deste treinamento é o estágio. É nesta fase que os alunos terão a oportunidade de se conectar com as teorias, e a ligação com a prática permitirá estabelecer uma ligação clara entre ambas, estabelecendo assim o seu saber docente e a formação profissional. Portanto, é necessário que o estudante exerça um papel mais ativo na formação e no comportamento profissional.
No âmbito da orientação do estágio é de suma importância que a comunidade interna escolar oriente e sane todas as dúvidas do estagiário, sendo assim esse estudante sairá com uma disposição e motivação para continuidade como docente. A matemática tem sido vista pelos alunos da educação básica como disciplina de difícil compreensão e para os professores, acostumados a prática tradicional, salvo raras exceções, como disciplina que não tem como transmitir os conteúdos amenizando sua abstração. Sendo assim, o professor tem que ter conhecimento da turma e do local onde ele está lecionando para que se faça um plano de aula mais elaborado e contingente para a realidade dos alunos, pois não bastar ter um plano bem elaborado na teoria sendo que os aulas tem outras dificuldades a enfrentar, com isso no estágio o estudante pode ter acesso e já está andando preparado para o que seguir quando o mesmo estiver lotado em sala de aula.
Para um acadêmico que está indo para o estágio as expectativas está em todo vapor, seja pela primeira experiência em sala ou seja pela vontade de se conhecer na escola, e colocar em prática todo seu conhecimento teórico. Contudo a escola em que o aluno está estagiando tem o dever de familiarizar o aluno a escola, tenho em vista que esse processo é de suma importância para seu futuro como professor, ali na escola que o aluno terá diretamente contato com seus deveres e direitos quando já formado e apto a lecionar na educação básica, sendo assim as escola tem que familiarizar, ajudar e sempre que possível apontar erros e acertos do estagiando para que ele se sinta seguro no ambiente escolar.
...