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O Plano de Ensino - Práticas Musicais em Teclado - Musica Eletronica

Por:   •  1/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  277 Visualizações

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CURSO: Tecnologia em Produção Fonográfica – Produção de Música Eletrônica

Unidade Curricular:

Práticas Musicais em Teclados

Carga Horária: 40

Turma: 1º semestre

2017-2

T:16

P: 16

APS:8

EMENTA

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

COMPETÊNCIAS RELACIONADAS

Fornecer  conhecimento básico da execução musical em teclado

Competência 5: Identificar as principais formas musicais tanto dos estilos populares quanto dos eruditos

Demonstrar técnicas referentes ao posicionamento e uso das mãos

Competência 7: Conhecer  a história e o funcionamento dos principais instrumentos eletrônicos, estilos, artistas e obras da música eletrônica

Praticar leitura e interpretação de cifras musicais

Competência 7: Conhecer  a história e o funcionamento dos principais instrumentos eletrônicos, estilos, artistas e obras da música eletrônica

Preparar o aluno para que adquira um domínio técnico básico do teclado

Competência 9: Desenvolver todo o processo de produção fonográfica; pré-produção, gravação, edição, mixagem e masterização.

Enfatizar questões como postura das mãos e do corpo

Competência 9: Desenvolver todo o processo de produção fonográfica; pré-produção, gravação, edição, mixagem e masterização.

Instruir sobre a operação em MIDI do instrumento com seus knobs, pads e teclas

Competência 9: Desenvolver todo o processo de produção fonográfica; pré-produção, gravação, edição, mixagem e masterização.

Exercitar a performance (passagem de polegar, acordes, intervalos, escalas etc)

Competência 9: Desenvolver todo o processo de produção fonográfica; pré-produção, gravação, edição, mixagem e masterização.

Iniciar o aluno na execução musical de peças previamente compostas

Competência 7: Conhecer  a história e o funcionamento dos principais instrumentos eletrônicos, estilos, artistas e obras da música eletrônica

TEMAS ABORDADOS

                Unidade 1

Atividades Pedagógicas

                Unidade 2

Operação do teclado como interface para performance e MIDI

                Unidade 3

Técnicas de teclado (automatismo psicomotor)

                Unidade 4

Acompanhamento (rítmica e harmonia)

                Unidade 5

Improviso Musical dentro de tonalidades

                Unidade 6

Leitura de Cifras

                Unidade 7

Criação de acompanhamento musical com base em cifras

METODOLOGIAS

Aulas práticas; aulas expositivas; práticas laboratoriais e trabalhos em grupo.

ATIVIDADES DISCENTES

O aluno deverá acompanhar as aulas de forma ativa, compreendendo os objetivos que deverão ser alcançados, lançando mão de textos e bibliografia recomendada, bem como trocando informações com seus pares. Através do uso de softwares disponibilizados a eles, deverão comparar e pesquisar as áreas a serem estudadas, complementando com bibliografia adicional seus conhecimentos adquiridos em sala de aula e posteriormente confrontá-los com seus colegas de grupo as informações obtidas.

PROCESSOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Avaliação Somativa

N1-A / Unidades 2, 3 e 4

Realiza a avaliação de forma individual e ética, sem consulta.

Modelo da Avaliação: (prova escrita)

X

Individual

Grupo

Pontuação Geral da Avaliação: 10,0

X

Disciplinar

Interdisciplinar

Interprofissional: (   ) SIM      ( X  ) NÃO

Tema(s) da Avaliação

Alturas

Pentagrama e leitura de claves

Intervalos musicais

Durações

Figuras rítmicas

Fórmula de compasso

Uso das figuras rítmicas dentro de fórmulas de compasso

Critérios de Avaliação        

Pontuação

Alturas – Análise de partitura e categorização de intervalos

5,0 (dividido por compassos – 0,5 cada)

Ritmo – Preenchimento de tabela

1,0 (total)

Ritmo – Criação de ritmos

4,0 (dividido por compassos – 0,25 cada)

N1-B / Unidades 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9

Modelo da Avaliação:

Teste de Progresso

x

Individual

Grupo

Pontuação Geral da Avaliação:

10,0

Disciplinar

x

Interdisciplinar

Interprofissional: ( x  ) SIM      ( ) NÃO

Tema(s) da Avaliação

Todo o conhecimento adquirido pelo aluno no decorrer do curso.

Critérios de Avaliação

Pontuação

Questões de conhecimento geral assim como questões específicas relacionadas com todas as disciplinas do curso. Modelo ENADE.

10,0

N1-C / Unidades 1 a 9

Realiza pequenos trabalhos em classe durante o semestre sobre temas específicos das aulas. Alguns de forma individual, outros de forma coletiva.

Modelo da Avaliação:

(pequenos trabalhos realizados em classe)

X

Individual

X

Grupo

Pontuação Geral da Avaliação: 10,0

X

Disciplinar

Interdisciplinar

Interprofissional: (   ) SIM      (  X ) NÃO

Tema(s) da Avaliação

Todo o conteúdo das aulas em pequenos trabalhos realizados em classe. A quantidade de trabalhos apresentados, a qualidade de apresentação e o acerto do conteúdo dos mesmos compõe esta avaliação formativa que tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento e participação do aluno.

Critérios de Avaliação

Pontuação

Apresentação formal do trabalho

3,0 pontos

Participação durante as aulas

3,0 pontos

Conteúdo correto

4,0 pontos

 N2 /  Unidades 1 a 9

Realiza a avaliação de forma individual e ética, sem consulta.

Modelo da Avaliação:

(prova escrita)

X

Individual

Grupo

Pontuação Geral da Avaliação: 10 pontos

X

Disciplinar

Interdisciplinar

Interprofissional: (   ) SIM      ( X  ) NÃO

Tema(s) da Avaliação

Todos os temas abordados durante o semestre.

Critérios de Avaliação

Pontuação

  1. Desenvolvimento de padrões rítmicos em fórmulas de compasso

3,0

  1. Criação da escala maior

1,0

  1. Criação do campo harmônico de escala maior com a respectiva cifra

2,0

  1. Análise de partitura

2,0

  1. Preenchimento de tabela Rítmica

1,0

  1. Leitura de cifras (acordes)

1,0

Avaliação Formativa

A avaliação formativa será feita a cada aula através de pequenos trabalhos/atividades realizados em classe, de modo individual e/ou coletivo. Essa forma de avaliação também irá compor a nota N1-C.

Cálculo da Média Final

A frequência mínima nas aulas para aprovação é de 75%.

A N1 é composta pela seguinte fórmula:

N1 = (N1a x 0.4) + (N1b x 0.3) + (N1c x 0.3)

A média final é resultado da seguinte fórmula:

NF = (N1 x 0.4) + (N2 x 0.6)

A nota final mínima para aprovação é 5,0 (cinco).

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

HEWITT, Michael. Music theory for computer musicians. Boston: Course Technology, 2008. (recurso eletrônico, Ebrary).

DUARTE, Aderbal. Percepção Musical: método de solfejo baseado na MPB. Salvador: Boanova, 1966.

BONA, Pasquale; SCHMIDT, Yves Rudner. Método completo de divisão musical. São Paulo: Irmãos Vitale, 1996.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GOULART, Diana; COOPER, Malu. Por todo canto: método de técnica vocal: música popular. São Paulo: G4 Editora, 2002.

HINDEMITH, Paul. Curso condensado de harmonia tradicional. São Paulo: Irmãos Vitale, 1998.

TATIT, Luiz. Musicando a semiótica. São Paulo: Annablume Editora, 1997.

ALVES, Luciano. Teoria musical. São Paulo: Irmãos Vitale, 2005.

GORDON, Edwin E.. Teoria de aprendizagem musical: competências, conteúdos e padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.

ATUALIDADES

Plataformas computacionais para análise musical como: hooktheory.com

     

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