Principais compostos Inorgânicos
Trabalho acadêmico: Principais compostos Inorgânicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: allle • 1/9/2014 • Trabalho acadêmico • 2.188 Palavras (9 Páginas) • 498 Visualizações
Composto inorgânico é a substância na qual os átomos de dois ou mais elementos são combinados. Alguns compostos são chamados de inorgânicos porque vêm de minerais e não de coisas vivas ou orgânicas.
Compostos que contém carbono quase sempre são compostos orgânicos, mas exceções como o dióxido de carbono são inorgânicos.
Os compostos inorgânicos são aqueles formados por átomos ou moléculas de pelo menos dois elementos diferentes, e que não apresentam átomos de carbono em cadeias ligados a átomos de hidrogênio. Assim, o CO2, H2CO3 ou outros compostos carbonados, são inorgânicos por não possuírem cadeia carbônica estruturada.
Principais compostos Inorgânicos
Água - A água é o mais importante composto inorgânico que se tem conhecimento; tanto pela parte biológica quanto química. Pois é capaz de dissolver com facilidade uma ampla gama de substâncias, além de servir como meio de contato para diversas reações, como: formação de sais solúveis em neutralização de ácidos e bases ou oxirredução em pilhas eletroquímicas.
Solução é qualquer mistura homogênea.
A água que bebemos, os refrigerantes, os combustíveis (álcool hidratado, gasolina), diversos produtos de limpeza (como sabonetes líquidos) são exemplos de soluções. Tipos de soluções: solução líquida (ex.: refrigerantes), solução sólida (ex.: bronze = cobre + estanho) e solução gasosa (ex.: ar atmosférico).
Componentes de uma solução
Os componentes de uma solução são chamados solutos e solventes.
- Soluto é a substância dissolvida no solvente. Em geral, está em menor quantidade na solução.
- Solvente é a substância que dissolve o soluto
Calculo Estequiométrico
Estequiometria é o cálculo que permite relacionar quantidades de reagentes e produtos, que participam de uma reação química com o auxílio das equações químicas correspondentes.
Regras gerais para o cálculo estequiométrico
a) Escrever a equação química do processo.
Exemplo: Combustão do monóxido de carbono
CO + O2 → CO2
Reações orgânicas são reações químicas envolvendo compostos orgânicos.1 Os tipos básicos de reações da química orgânica são reações de adição, reações de eliminação, reações de substituição, reações pericíclicas, reações de rearranjo ou transposição e reações redoxsíntese orgânica, reações orgânicas são usadas na construção de novas moléculas orgânicas. A produção de muitas substâncias pelo homem, tal como drogas, plásticos, a fabricação depende de reações orgânicas.
Titulometria de Neutralização; é um método de análise baseado em reações do tipo ácido-base, que tem por objetivo calcular a concentração de uma das substâncias envolvidas. É uma análise quantitativa e, nessa prática em específico, foi utilizada para calcular a concentração de ácido acético em determinada marca de vinagre, mas pode ser utilizada para calcular a acidez de alimentos, água, frutas, refrigerantes e o teor de hidróxido de magnésio em medicamentos antiácidos.
A Oxidação e a Redução
Oxidação é uma palavra que significa originalmente combinação com oxigênio gasoso; mais tarde, o termo foi ampliado para alguma reação na qual uma substância ou espécie perde elétrons. Alguns exemplos de oxidação:
No primeiro exemplo está claro que um átomo de Na perde um elétron; dizemos que o sódio é oxidado. No segundo exemplo, cada Cl parece perder um elétron, se considerarmos que em cada molécula Cl2 cada átomo de Cl tem a metade do compartilhamento no par de ligação. O numero de oxidação do Cl nesta mudança vai de -1 para 0, correspondendo à perda de um elétron. Resumindo, oxidação é a perda de elétrons.
Redução é o ganho de elétrons. A redução é extremamente o oposto da oxidação, desse modo, se cada um dos exemplos dados anteriormente fosse invertido, ocorreria uma redução. Alguns exemplos de redução:
Felizmente, não é necessário escrever as equações com estrutura de Lewis para mostrar perda ou ganho de elétrons em uma reação; numero de oxidação tornam o trabalho mais fácil. Devemos lembrar que, quando uma substância é oxidada, o numero de oxidação de pelo menos um de seus átomos aumenta, pois são perdidos elétrons. Do mesmo modo, quando uma substância é reduzida, o numero de oxidação de pelo menos um de seus átomos diminui, pois elétrons são ganhos. Exemplo de oxidação, note que o numero de oxidação de um átomo aumenta:
Já nos exemplos de redução note que o numero de oxidação de um átomo diminui:
Em algumas reações redox, a substância ou espécie que ganha elétrons é chamada agente oxidante, e aquela que perde elétrons, agente redutor. Elétrons são sempre transferidos do agente redutor para o agente oxidante, portanto, uma oxidação vem sempre acompanhada de uma redução. Exemplo:
Fe: Aumenta o número de oxidação de 0 para +2.
Perde 2 elétrons por átomo.
É oxidado pelo H+
É considerado o agente redutor, pois, reduz H+ a H2.
H+: Diminui o número de oxidação de +1 para 0.
Ganha 1 elétron por íon.
É reduzido pelo Fe.
É considerado o agente oxidante, pois, oxida Fe em Fe2+.
Balanceamento de Equações Redox: Método do Número de Oxidação
Etapa 1: Atribua número de oxidação a todos os átomos.
Etapa 2: Observe quais os átomos que parecem
...