TEXTO DISSERTATIVO, QUE CONTÉM AS INFORMAÇÕES PRINCIPAIS SOBRE INTERESSE SIMPLES E COMPOSTO E USANDO O CALCULADOR HP-12 C
Trabalho acadêmico: TEXTO DISSERTATIVO, QUE CONTÉM AS INFORMAÇÕES PRINCIPAIS SOBRE INTERESSE SIMPLES E COMPOSTO E USANDO O CALCULADOR HP-12 C. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juliamorais • 12/9/2014 • Trabalho acadêmico • 4.855 Palavras (20 Páginas) • 595 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO_____________________________________________________________3
ETAPA 1__________________________________________________________________4
ETAPA 2_________________________________________________________________10
ETAPA 3_________________________________________________________________12
ETAPA 4_________________________________________________________________15
CONSIDERAÇÕES FINAIS__________________________________________________19
BIBLIOGRAFIA___________________________________________________________20
Introdução
No momento em que o mundo globalizado nos incentiva todos os dias a consumir cada vez mais, cria se também um desafio de nos organizar financeiramente e para criar um filho e coloca-lo na faculdade quando o mesmo estiver em idade para tal iremos usar uma ferramenta essencial na vida das pessoas á matemática financeira.
A matemática Financeira se aplica muito em nossa vida e é muito usada no cotidiano, pois para que possamos acompanhar e entender a estrutura do mercado deve-se pelo menos ser bem entendidos desta ferramenta importante que é a matemática financeira. O mundo globalizado nos mostra cada vez mais a necessidade de informações e, para tanto, é necessário o conhecimento básico que possibilita o entendimento de conceitos mais apurados.
Todo investidor busca a melhor rentabilidade de seus recursos, e para que se possa medir o seu retorno faz-se necessária á aplicação de cálculos financeiros que possibilitam a tomada de decisão. Grandes corporações têm investidos muitos recursos no desenvolvimento de profissionais capacitados a entender e buscar as melhores opções de negócios.
ETAPA 1
TEXTO DISSERTATIVO CONTENDO AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE JUROS SIMPLES E COMPOSTO E USO DA CALCULADORA HP-12 C:
Conceito de Matemática Financeira A Matemática Financeira é uma ferramenta muito útil para análises de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa. A Matemática Financeira pode ser a maior ferramenta para tomada de decisões na organização e até mesmo no dia-dia. O mercado de trabalho está estruturado para vender cada vez mais rápido, para nós “Consumidores”. No entanto, nem sempre as operações são claras e bem explicadas, e isso faz com que em algumas situações, o consumidor não saiba decidir o que é melhor para ele.
A Matemática Financeira nos mostra cálculos financeiros, algumas vezes básicos, mas muito úteis e que sempre ajudam a fazer bons negócios e grandes economias. As operações financeiras se dividem em sua maioria em duas formas de capitalização:
JUROS SIMPLES: É aquele no qual os juros incidem sempre sobre o capital inicial. A taxa percentual de juros é calculada de acordo com o capital principal. Dessa forma, o rendimento mensal mantém o mesmo valor. A cobrança de juros está relacionada a financiamentos, compram a prazos, aplicações bancarias pagamento de impostos atrasados entre outras situações relacionadas ao meio econômico.
Podemos escrever a seguinte fórmula:
J = C . i . n
J = Juros
C = Capital
i = Taxa de juros
n = Número de períodos (tempo)
Capitalização Simples: esta relacionada às operações com período de capitalização inferior a 1, o juro de cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o capital inicial emprestado ou aplicado.
JUROS COMPOSTOS: Após cada período, os juros são incorporados ao principal e passam, por sua vez, a render juros. Também conhecido como “juros sobre juros”. Esse tipo de rendimento é muito vantajoso, sendo utilizado pelo atual sistema financeiro. As instituições financeiras utilizam esse método de capitalização nas aplicações financeiras, como na elaboração de financiamentos. O juro composto é o mais comum no sistema financeiro e, portanto o mais útil para cálculos do dia-a-dia.
Obtemos a fórmula:
M = C . (1 + i)n
M = Montante
C = Capital
i = Taxa de juros
n = Número de períodos (tempo)
Capitalização Composta: está mais ligado aos casos em que o período de capitalização é superior a 1, o juro de cada intervalo de tempo é calculado a partir do saldo no início de correspondente intervalo. Ou seja: o juro de cada intervalo de tempo é incorporado ao capital inicial e passa a render juros também (juros sobre juros).
Uma ferramenta auxiliar muito utilizada na Matemática Financeira é a calculadora HP12C, utilizada na execução de cálculos financeiros envolvendo juros compostos, taxas de retorno, amortização etc. Foi lançada pela empresa de informática e tecnologia estadunidense Hewlett-Packard em 1981. Esta ferramenta é uma forma de reduzir cálculos e obter maior precisão quanto aos resultados financeiros desejados. No Mercado Brasileiro há várias marcas e modelos de calculadoras financeiras, todas essas calculadoras resolvem diretamente, através das teclas financeiras PV, FV, i, n, PMT, os problemas básicos de matemática financeira que envolve pagamento único e séries de pagamentos iguais, calculados com base no regime de capitalização simples e composta. Estas teclas fundamentais têm o seguinte significado: n: número de períodos = número de pagamentos
i: taxa de juros expressa em porcentagem
PV: Present Value = valor presente valor atual ou capital inicial
FV: Future Value = valor futuro ou montante
...