Processos de mineração e metalurgia
Por: Emersonom • 13/8/2018 • Trabalho acadêmico • 5.322 Palavras (22 Páginas) • 224 Visualizações
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
PROCESSOS QUIMICOS NA INDÚSTRIA
[pic 1]
PROCESSOS DE MINERAÇÃO E METALURGIA
Prof. Albert Welzel
Canoas/RS, Março / 2017.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 – Britador de Mandíbula 10
Figura 2 – Britador de Mandíbula 2 11
Figura 3 – Triturador de impacto 12
Figura 4 – Triturador de cone PY 13
Figura 5– Triturador de cone HPC 14
Figura 6 – Triturador martelo 15
Figura 7 – Moinho de Raymond 16
Figura 8 – Moinho de esfera 17
Figura 9 – Moinho de rolo vertical 18
Figura 10– Moinho reforçado ultrafine 19
Figura 11 – Peneira vibratória inclinada 21
Figura 12– Peneira vibratória horintal 22
Figura 13 – Ciclono industrial 23
Figura 14– Jigue 24
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO .....5
1.1 OBJETIVOS ......7
1.1.1 Objetivo geral .......7
1.1. 2 Objetivos específicos .......7
2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA ........8
2.1 Cominuição ....................................................................................................8
2.1.1 Britagem....................................................................................................8
2.1.2 Moagem....................................................................................................9
2.2 Equipamentos do processo de cominuição..................................................10
2.2.1 Britador de mandíbula
2.2.2 Triturador de impacto
2.2.3 Triturador de cone PY
2.2.4 Triturador do cone da série HPC
2.2.5 Triturador de martelo
2.2.6 Moinho de Raymond
2.2.7 Moinho de esfera
2.2.8 Moinhos de rolo Vertical
2.2.9 moinho reforçado ultrafine
3. Classificação
3.1 Peneiramento
3.2 Classificação
5 CRONOGRAMA .............8
REFERÊNCIAS ..............9
1 - INTRODUÇÃO
Os setores de mineração e de metais enfrentam atualmente um período de grandes desafios, impostos por movimentos estruturais e conjunturais adversos que deverão promover importantes mudanças na dinâmica do setor, principalmente no que se refere ao desenvolvimento e à adoção de novas tecnologias.
Dentre os principais movimentos estruturais a afetar o setor, destacam-se a agenda de promoção de maior sustentabilidade socioambiental e o desenvolvimento de um conjunto de novas tecnologias capazes de transformar as atividades de mineração e desenvolvimento e produção de metais.
As atividades de mineração e metalurgia são, reconhecidamente, de elevado impacto ambientais. No caso da mineração, o enorme tamanho de algumas operações, a quantidade de carga movimentada e os rejeitos gerados têm representado um risco a diversas regiões e populações, eventualmente afetadas por acidentes e mecanismos ineficientes de deposição e monitoramento. Já a metalurgia é um dos setores mais intensivos em energia e emissões de gases de efeito estufa (GEE), sendo alvo direto das ações de preservação do clima em todo o mundo. Ambos os setores também são grandes consumidores de água, recurso que poderá limitar principalmente a expansão de atividades de mineração em algumas regiões.
Depois de importantes ciclos de alta e investimentos, os setores enfrentam atualmente um dos períodos mais difíceis dos últimos vinte anos, com queda abrupta de preços e redução das margens de rentabilidade de suas operações. Trata-se de movimento determinado pela sobre oferta mundial gerada principalmente pela redução das taxas de crescimento da economia chinesa.
Esse conjunto de fatores impõe desafios e oportunidades para as empresas desses setores, que deverão ser capazes de atender aos requisitos de sustentabilidade impostos e desenvolver operações cada vez mais eficientes, que as posicionem à frente de seus competidores. Nesse contexto, há uma tendência para a elevação do conteúdo tecnológico nesses setores, reconhecidos, tradicionalmente, como de baixa intensidade tecnológica.
As novas tecnologias estão sendo adotadas para otimização, controle e automação de operações e viabilização de novos empreendimentos de
Mineração e Metais lavra e transformação mineral. Tecnologias de big data novos materiais têm permitido, também, uma redução expressiva do ciclo de desenvolvimento de novos produtos, impulsionando o desenvolvimento de novas ligas metálicas customizadas em parceria com indústrias consumidoras.
Esses setores vivem atualmente um período importante de mudanças que poderão implicar até a reorganização da estrutura produtiva, com avanço de empresas mais tradicionais na incorporação de tecnologias e capacitação para desenvolvimento e melhoria de processos produtivos, bem como a incorporação de etapas produtivas a jusante, buscando diferenciação e enobrecimento do produto e elevação de margens de retorno. Essas rotas de desenvolvimento já são perseguidas por importantes empresas, que buscam o melhor posicionamento de seus negócios à luz das mudanças em curso. Esse se mostra o caminho a ser seguido pelas empresas que pretendem alcançar posição de liderança em médio e longo prazo nesses mercados.
...