QUIMICA GERAL E INORGANICA
Projeto de pesquisa: QUIMICA GERAL E INORGANICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 21/10/2014 • Projeto de pesquisa • 417 Palavras (2 Páginas) • 232 Visualizações
INTRODUÇÃO
A gasolina é o combustível usado nos motores de combustão interna com ignição por centelha, isto é, que operam segundo o ciclo Otto. É constituída por hidrocarbonetos derivados do petróleo e podem conter aditivos selecionados que conferem importantes características específicas à gasolina oriundas das refinarias.
As propriedades das gasolinas comerciais são influenciadas pelos processos de refinação utilizados e também pela natureza dos petróleos que as originaram. As gasolinas
modernas são bastante complexas porque a mistura final para venda é composta por várias frações de composição química variável.
Nesta aula prática será aplicada o teste de qualidade da gasolina para verificação da quantidade de água e álcool na mistura da gasolina para determina se o combustível é de boa ou má qualidade.
OBJETIVOS
Desenvolver corretamente as habilidades manipulativas de cada um dos materiais e equipamentos básicos de um laboratório químico. As experiências de laboratório em química, assim como em outras ciências quantitativas, envolvem muito frequentemente medidas de massa e volume, que são posteriormente utilizados em cálculos.
A precisão é item importante para que o experimento tenha o resulta esperado pelo cientista. Neste experimento da qualidade da gasolina será determina a quantidade de álcool e água.
REVISÃO LITERÁRIA
A gasolina automotiva é uma mistura complexa de hidrocarbonetos variando de quatro a doze átomos de carbono e tendo pontos de ebulição entre 30 e 225°C. A faixa de destilação da gasolina tem sofrido modificação com a evolução da indústria petrolífera e dos motores de combustão interna.
Os hidrocarbonetos, componentes da gasolina, são membros das séries parafínica, olefínica, naftênica e aromática, e suas proporções relativas dependem dos petróleos e processos de produção utilizados. Atualmente, as gasolinas que saem das refinarias dotadas de vários processos de refino, são constituídas de misturas criteriosamente balanceadas desses hidrocarbonetos, visando atender aos requisitos de desempenho nos motores.
Uma gasolina para consumo é constituída pela mistura de dois, três ou mais componentes obtidos nesses diferentes processos de refino, podendo ainda receber a adição de outros compostos como o tolueno ou xileno, etanol, além de outros aditivos especiais com finalidades específicas, entre os quais podemos citar antioxidantes, antidetonantes, detergentes, anticongelantes, desativadores de metal, corantes, etc.
A especificação brasileira para a gasolina automotiva é estabelecida, atualmente, pela portaria ANP n° 309 de 27 de dezembro de 2001.
...