REFLEXÃO SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADO POR PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO.
Por: brunovasconcelos • 28/4/2015 • Relatório de pesquisa • 978 Palavras (4 Páginas) • 444 Visualizações
REFLEXÃO SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADO POR
PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO.
Bruno Sardá Henriques de Vasconcelos¹
Thiago Xavier de Souza¹
Tiago de Souza Lima¹
Albertina Marília Alves Guedes Hassuike²
Resumo
Palavras-Chave
Introdução
.
Justificativa
Esse estudo é considerado relevante, pois visa discutir e refletir sobre quais são os métodos de ensino utilizado por professores do Curso de Licenciatura em Computação. Esperamos também que este trabalho possa contribuir no âmbito social, por possibilitar a socialização das estratégias de ensino utilizada pelos referidos professores. A contribuição do artigo no âmbito teórico e científico é promover uma discursão sobre a temática proposta.
Objetivo
O objetivo do estudo é descrever quais sãos os métodos de ensino utilizados por professores do curso de Licenciatura em Computação e fazer um levantamento sobre as bases teóricas desenvolvidas pelos mesmos.
Fundamentação Teórica
No Brasil existe uma grande dificuldade em se fazer um ensino superior de qualidade em comparação a países considerados de primeiro mundo. No entanto, percebe-se atualmente que existe uma tentativa de melhorar o ensino, uma das vertentes são os últimos investimentos no setor e programas de capacitação dos docentes, que buscam efetivar e qualificar esses avanços. Para compreender melhor a problematização, deve-se analisar o contexto histórico educacional como se comportam e os métodos de ensino utilizados por professores do curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Petrolina-PE.
Apesar dos vários estudos relacionados à aprendizagem de crianças e adolescentes, percebe-se uma carência sobre a aprendizagem adulta, ou seja, pouco tem se discutido na literatura e na prática como estes aprendem. As poucas pesquisas que foram realizadas sobre este assunto, trouxeram à tona ideias que revelaram impropriedades nos métodos utilizados para ensinar o adulto. Diante dessa analise percebe-se que prevalece o velho método de ensino, conhecido como o tradicional no tratamento de aprendizagem do sujeito, dando pouca liberdade ao adulto e tornando o professor como a figura principal no processo de ensino-aprendizagem.
Sabemos que o modo em que uma criança aprende é diferente de como um adulto aprende, isso difere-se, em diversos aspectos, pois, o adulto já está inserido no mercado de trabalho e das relações interpessoais de forma diferente daquele da criança e do adolescente; o adulto utiliza suas vivências e experiências para esquematizar a aquisição do conhecimento, a criança necessita de interventor para nortear seus esquemas de aprendizagem; o adulto organiza seu tempo para o estudo, a criança necessita ser regulada e orientada sobre o tempo de dedicação ao estudo; o adulto tem imediata consciência do que não sabe e o que o prejudica, já a criança não sabe identificar seus défices, por isso, o adulto busca desafios e soluções de problemas que farão modificações em suas vidas (OLIVEIRA, 2001).
.... (Falta concluir)
Para Felouzis (2000), a relação pedagógica entre professor e aluno é muito mais do que uma relação profissional. É uma relação não só em torno de representação e expectativas, mas também de elementos afetivos e pessoais. O método centrado no professor foi difundido pelas escolas públicas francesas a partir do Iluminismo e pretendiam universalizar o acesso ao conhecimento para formar cidadãos. Este método é uma proposta de educação que é centralizada na figura do professor e este é colocado como o dono do saber, no centro de todas as coisas. Já os alunos serão receptores das informações, ou seja, são passivos e com pouca responsabilidade. A transmissão de conhecimentos é feita através a aula, numa sequência pré-determinada e expositiva.
É importante entendermos, que os métodos chamados tradicionais apoiam-se na autoridade, no professor, e a educação renovada como aquela que se fundamenta no aluno, nas suas motivações e em seus interesses. Com o conhecimento cada vez maior das ciências da educação, é natural que os métodos também passem a ser afetados pelos novos conhecimentos que se adquirem dia a dia a respeito da aprendizagem (PILETTI, 1995, p. 103).
Segundo Ponte (1997), o método tradicional é pouco eficiente porque se perde muito tempo em saídas e entradas em sala de aula. Já segundo Queluz (1996), a avaliação tradicional é feita com base em provas realizadas durante o ano.
...