RELATÓRIO INORGÂNICA ÁCIDO NÍTRICO
Por: MariAlboccino • 7/6/2017 • Relatório de pesquisa • 1.643 Palavras (7 Páginas) • 494 Visualizações
INTRODUÇÃO
A amônia é um gás incolor, de odor característico, altamente tóxico, que se dissolve facilmente em água, liberando calor (em certas misturas, como amônia e oxigênio, podem gerar explosões).
Pode-se preparar amônia em laboratório, aquecendo-se um sal de amônio com hidróxido de sódio. Detecta-se a liberação do gás através de seu odor característico, papel tornassol azul umedecido (o qual continua com a coloração azulada), formação de nuvens esbranquiçadas e densas de cloreto de amônio quando aproximado de um frasco de ácido clorídrico, ou na formação do precipitado amarelo-alaranjado com o reagente de Nessler.
A amônia é utilizada principalmente como fonte primária para a maioria dos compostos contendo nitrogênio, incluindo fertilizantes, na refrigeração, assim como é um excelente solvente para metais do primeiro grupo, está presente em explosivos e na maioria dos compostos de nitrogênio mais importantes do ponto de vista comercial.
O ácido nítrico é um líquido viscoso sem cor, porém quando exposto a luz adquire coloração castanha (devido à sua foto decomposição). É um ácido forte, inodoro, muito volátil, corrosivo e miscível em água. Apresenta um excelente propriedade oxidante, principalmente quando concentrado e sob alta temperatura (quente), pois o íon nitrato é muito forte em solução ácida. Por esse motivo, metais insolúveis em ácido clorídrico, como o cobre e a prata, se dissolvem em ácido nítrico. As principais utilizações do ácido nítrico são: produção de explosivos, náilon-66 e ácido tereftálico utilizado na produção do tergal.
OBJETIVOS
Preparação, identificação e verificação das propriedades do gás amônia e do ácido nítrico.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1.0 - Esquema da Aparelhagem.
1 Balão de fundo chato
2 Rolha perfurada contendo tubo de vidro
3 Bico de Bünsen
4 Suporte universal
5 Tubos de ensaio
6 Balão de fundo redondo
7 Béquer
2.0 - Preparo da amônia.
Misture muito bem duas pontas de espátula de NH4Cl sólido com duas pontas de espátula de espátula de Ca(OH)2 sólido e seco. Coloque a mistura num balão de fundo chato e feche-o com uma rolha perfurada contendo um tubo de vidro. Aqueça o sistema com chama fraca. Quando pelo odor perceber que há desprendimento de gás, colete-o em 4 tubos de ensaio colocando-os sobre o tubo de vidro. Em seguida recolha o restante do gás em um balão de fundo redondo que deverá estar preso num suporte universal com a boca voltada para baixo sobre o tubo de vidro. Após coletar o gás nos tubos e no balão, tampe-os na posição invertida e mantenha-os assim. Desligue o bico de Bünsen.
a) Qual a cor do gás ?
b) Molhe um papel tornassol vermelho com água destilada. Coloque dentro de um dos tubos de ensaio contendo o gás. O que ocorreu ? Equacione.
c) Introduza em palito em brasa em um tubo contendo o gás. O que ocorreu ? Explique.
d) Molhe um fita de papel de filtro em ácido clorídrico concentrado e introduza em um tubo de ensaio contendo o gás. O que ocorreu ? Equacione.
e) Coloque fenolftaleína em uma cuba contendo água. Adapte um rolha com um tubo de vidro com a ponta afinada dentro do balão de fundo redondo que contém o gás.
f) Em seguida coloque o balão com a boca voltada para baixo dentro da cuba de modo que o fundo do tubo toque o fundo da cuba. Prenda o balão no suporte universal e observe. O que ocorreu ? Explique e equacione.
3.0- Reações do ácido nítrico.
a) Coloque 2 mL de HNO3 em um tubo de ensaio e adicione aparas de cobre. O que ocorreu ? Aqueça. O que ocorreu ? Equacione. (faça este teste na capela).
b) Coloque 3 mL de FeSO4 em um tubo de ensaio. Adicione 2 mL de H2S04 concentrado. Deixe em repouso por 1 minuto. Em seguida junte, lentamente, 1 mL de HNO3 preparado. O que ocorreu ? Equacione.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
2.0 - Preparação da amônia.
a) A mistura, entre NH4Cl (cloreto de amônio) de coloração branca e Ca(OH)2 (hidróxido de cálcio) de coloração também branca, que foi submetida a aquecimento, teve como resultado a formação de um gás o NH3 (amoníaco) de coloração esbranquiçada.
b) O papel tornassol vermelho molhado com a água destilada (H2O) muda de cor e se torna azul, isso indica que o meio se encontra básico. Posteriormente quando ele entra em contato com o gás NH3 (amoníaco), ele mantém sua cor azul, ou seja, o meio ainda se encontra básico.
c) O palito em brasa quando entrou em contato com o gás NH3 (amoníaco) ele apagou, porque o gás não é comburente, isto é quando ele entra em contato com o combustível não provoca a combustão, se fosse teria O2 (oxigênio) e o fogo aumentaria.
d) O papel de filtro molhado com HCl (ácido clorídrico) colocado num tubo de ensaio contendo o gás NH3 (amoníaco), gerou um outro gás NH4Cl (cloreto de amônio) de coloração esbranquiçada que encheu o recipiente.
e) e f) A junção da fenolftaleína (C20H16O4) com a água (H2O) e o gás NH3 (amoníaco) provocou um "chafariz" com a mudança na coloração de incolor para rosa. Como a fenolftaleína é usada para indicar o ph da solução, isto é, quando a solução muda sua coloração para rosa indica que a solução é básica. Para o líquido subir rapidamente dando a ilusão de um "chafariz" é necessário uma grande quantidade de amônia em baixa pressão.
3.0 - Reações do ácido nítrico.
a) A junção de 2 mL de HNO3 (ácido nítrico), com aparas de cobre teve como resultado uma mudança na coloração da solução, de incolor com os as aparas para esverdeada.
Em seguida quando é submetido a aquecimento, ocorre a formação de uma mistura heterogênea de 2 fases, ou seja uma fase líquida esverdeada e uma fase
...