RELATÓRIO DE QUÍMICA Neutralização ácido - base
Por: Gabriella Santos • 29/9/2018 • Relatório de pesquisa • 1.011 Palavras (5 Páginas) • 852 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
ENGENHARIA CIVIL
xxx
RELATÓRIO DE QUÍMICA
Neutralização ácido - base
Campo Grande – MS
2018
Sumário
1. Introdução 1
2. Objetivo 1
3. Materiais e métodos 2
4. Parte experimental 3
5. Conclusão 5
6. Referencias bibliográficas 6
Introdução
Quando os cientistas precisam determinar a concentração em mol/L (em quantidade de matéria) de alguma solução, costuma-se usar uma técnica de análise volumétrica denominada titulação, ou mais especificadamente, titulação ácido-base.
Esse método é feito colocando-se para reagir uma solução a qual se sabe a concentração, que é denominada de titulante, com a solução a qual não se sabe a concentração, que é denominada de titulado. Uma dessas soluções é uma base, enquanto a outra é um ácido.
A reação que ocorre entre um ácido e uma base é denominada neutralização, pois o pH costuma ficar neutro ou próximo disso, o que equivale a um pH igual a 7. Segundo a teoria de Arrhenius, o ácido libera em meio aquoso como único cátion o hidrogênio (H+), enquanto a base libera como único ânion a hidroxila (OH-); portanto, quando colocados para reagir, o H+ do ácido reage com o OH- da base e esses íons neutralizam-se, formando a água que possui pH 7 (meio neutro, se a neutralização for total).
Além disso, o cátion da base reage com o ânion do ácido, formando um sal, por isso, esse tipo de reação é também chamado de reação de salificação. É preciso saber equacionar esse tipo de reação para os cálculos usados na titulação, conforme será mostrado mais adiante.
Com a adição de um indicador ácido-base, observa-se quando a reação se completa, atingindo o ponto de equivalência ou ponto de viragem. É possível saber quando isso ocorre e parar a reação, porque a cor da solução sofre uma mudança brusca na presença de um indicador ácido-base, em virtude da variação do pH.
Objetivo
Sabe-se que o prese nte estudo teve como objet ivo calcular a concentração de ácido clorídrico através de uma solução de hidróxido de sód io por volumetria de neutralização.
Materiais e métodos
- Bureta;
- Suporte universal;
- Béquer;
- Erlenmeyer;
- Pipeta volumétrica;
- Pipeta de Pasteur;
- Pêra;
- Pisseta.
Os reagentes utilizados foram:
- Ácido clorídrico (HCl);
- Água destilada;
- Fenolftaleína(C20H14O4);
- Hidróxido de sódio (NaOH).
Parte experimental
- Com o auxílio de uma pipeta e uma pêra, transfere-se um volume de 10 ml do ácido cloridrico (titulado) para um erlenmeyer;
- Adicionam-se 2 gotas de fenolftaleína (indicador ácido-base) ao titulado e cerca de 5 ml de água destilada da pisseta;
- Completa-se o volume de uma bureta (10ml) com a base (hidróxido de sódio);
- Inicia-se a reação abrindo vagarosamente a torneira da bureta para que, gota a gota, o titulante (base) caia sobre o titulado (ácido). Enquanto uma das mãos permanece sobre a torneira (para que, se for preciso, ela seja fechada imediatamente), a outra mão fica agitando o erlenmeyer para que a reação ocorra em toda a extensão da solução que está sendo titulada;
- Quando a cor do titulado muda bruscamente, fecha-se a torneira da bureta, pois a reação se completou. Como o indicador usado foi a fenolftaleína e o titulado era inicialmente uma solução de ácido clorídrico (HCl), a solução com o indicador estava incolor. Mas, no ponto de viragem, a solução passa para a cor rosa.
- Lemos o volume de titulante (6,4 ml) que foi necessário para neutralizar o titulado, equacionar a reação que ocorreu e, com os outros dados em mãos, fazer as contas para descobrir a concentração do titulado.
- Foi feito a duplicata e a leitura do titulante foi de 6,30 mL.
- Cálculos para determinar a concentração do titulado:
No experimento colocamos 10 mL do titulado, sendo uma solução de HCl de concentração desconhecida no erlenmeyer, e usamos como titulante uma solução básica de NaOH, com concentração conhecida de 0,1 mol/L. Ao final da titulação, lemos na bureta que o volume gasto da solução de NaOH foi de 6,4 mL (primeiro experimento) e 6,30 mL (segundo experimento).
...