RELATÓRIO: TESTE DA CHAMA
Por: GIUBBINI • 27/9/2015 • Relatório de pesquisa • 339 Palavras (2 Páginas) • 1.672 Visualizações
Colégio Estadual Doutor Ruy Bacelar
Disciplina: Química
Turma: 1º ano B
Aluno: Gino Souza Giubbini
Professor: Ricardo Lima
RELATÓRIO:
Teste da chama
Pedro Alexandre-BA
Setembro/2015
Relatório: teste da chama
De acordo com o modelo atômico de Bohr cada elemento químico submetidos ao fogo produzem cores diferentes, porque o calor excita os elétrons que passam para níveis de maior energia e ao voltarem aos seus níveis iniciais, liberam energia em forma de luz.
Comprovou-se esse conceito atômico através de um experimento realizado em sala, que é chamado de teste da chama, no qual usa-se uma chama e alguns elementos químicos. Esses elementos são expostos a essa chama e emitem determinada coloração, foram usados sulfato de cobre, cloreto de sódio, cloreto de cálcio, permanganato de potássio, cloreto de bário e magnésio metálico, e cada um emitiu uma coloração diferente.
Quando o sulfato de cobre foi exposto a chama da vela, ele emitiu uma coloração azul-marinho, porque os elétrons do cobre saltaram para níveis de energia maiores, e ao retornarem emitiu uma frequência entre 450 e 500 Hz, que corresponde a coloração azul. Além disso, todo e qualquer composto de cobre tende a emitir uma coloração azulada. Isso ocorre com os demais elementos químicos, mas a coloração será diferente porque depende dos Hertz, por exemplo: O cloreto de sódio emitiu uma coloração amarelada porque os elétrons ao retornarem a seu nível inicial emitiu uma frequência de Hertz entre 570 a 590 Hz.
No permanganato de potássio foi emitida uma coloração rosa porque sua medida de Hertz está entre 380 a 450 Hz.
O sulfato ferroso emitiu uma coloração dourada, pois, a frequência de suas ondas estavam entre 570 a 610 Hz
O cloreto de bário não emitiu nem uma cor, o que emite coloração é o sulfato de bário que é uma chama azul.
Com o cloreto de cálcio a chama da vela ficou avermelhada, pois, a frequência de suas ondas ficaram entre 610 a 750 Hz. Geralmente os compostos de cálcio emitem coloração vermelha.
O magnésio metálico emitiu uma coloração branca, que é a coloração mais quente, porque a frequência das suas ondas estavam muito acima dos demais.
...