Reações Que Produzem Gases
Por: Maria Gabriela Menezes • 10/5/2018 • Relatório de pesquisa • 1.022 Palavras (5 Páginas) • 229 Visualizações
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CÂMPUS APUCARANA
ENGENHARIA QUÍMICA
LUANA NATHANI FERREIRA
MARIA GABRIELA MENEZES
MILENA MARIA DE GODOI
LUIS FERNANDO PAVAN
PRÁTICA 1: REAÇÕES PRODUZEM GASES
RELATÓRIO DE QUÍMICA INORGÂNICA
APUCARANA – PR
2018
LUANA NATHANI FERREIRA
MARIA GABRIELA MENEZES
MILENA MARIA DE GODOI
LUIS FERNANDO PAVAN
PRÁTICA 1: REAÇÕES PRODUZEM GASES
RELATÓRIO DE QUÍMICA INORGÂNICA
Relatório apresentado ao docente do Curso
de Engenharia Química da Universidade
Tecnológica Federal do Paraná como
requisito para obtenção da nota parcial
da disciplina de Química Geral. .
Prof. Dr. Bruno Henrique Vilsinski
APUCARANA – PR
2018
Introdução
As reações químicas são transformações que envolvem alterações nas propriedades de alguma matéria ou solução, entre as evidências de que ocorreu a reação é possível citar mudança de cor, desaparecimento das substâncias originais, variação de temperatura e também a formação/ liberação de um gás, a partir de reagentes líquidos e/ou sólidos, por exemplo.
Para que tal mudança aconteça é necessária a influência de um agente externo, como a temperatura, esta quando elevada faz com que haja uma reorganização dos átomos, ocorrendo diversos tipos possíveis de reação e forme moléculas gasosas que são liberadas para o meio, dependendo dos reagentes utilizados.
Portanto, o objetivo do experimento era fazer com a partir de reações químicas entre duas ou mais substâncias, com o aumento da temperatura, houvesse a formação de gases.
Materiais e Métodos
Na primeira reação utilizou-se um tubo de ensaio, onde foi colocado um pedaço de cobre metálico e adicionou 5 gotas de ácido nítrico (HNO3).
Já na segunda reação foi utilizado um tubo de ensaio, onde foi colocado uma espátula de bicarbonato de sódio e adicionou-se 5 gotas de ácido nítrico(HNO3).
Na terceira reação utilizou-se um tubo de ensaio, onde foi colocado uma espátula de bicarbonato de sódio e adicionou 5 gotas de ácido clorídrico. Após feito isso foi realizado o mesmo processo com carbonato de sódio, onde tampamos o tubo de ensaio com uma rolha de tubo U, e emergimos a ponta em outro tubo de ensaio que continha 3 mL de água e duas gotas de fenolftaleína, por fim foi aquecido o tubo com carbonato de sódio e ácido clorídrico para analisar a reação.
Utilizamos na quarta reação um tubo de ensaio, onde foi colocado um pedaço de sulfeto de sódio, 2 mL de água e 5 gotas de ácido clorídrico (HCl), foi tapado com uma rolha de tubo U, e emergimos a ponta do tubo que continha 3 mL de água e duas gotas de fenolftaleína, por fim aquecemos o tubo que continha sulfeto de sódio, água e ácido clorídrico, anotando os resultados.
Na quinta e última reação utilizamos um tubo de ensaio, onde foi colocado uma espátula de nitrato de chumbo e aquecido com o bico de Bunsen para analisar a reação.
Resultados e discussões
No primeiro experimento adicionou-se um pedaço de cobre a uma solução de HNO3 concentrada em um tubo de ensaio e obteve-se a liberação de gás e a formação de uma solução aquosa Cu(NO3)2 de coloração verde. Houve também um aquecimento do meio durante a reação. O procedimento foi realizado na capela devido a liberação de gás. A reação ocorrida está representada a seguir:
Cu(s) + HNO3(aq) → Cu(NO3)2(aq) + NO(g) + H2O
No segundo experimento foi
...