Relatório Estágio Indústria
Por: 929814 • 23/11/2020 • Relatório de pesquisa • 1.149 Palavras (5 Páginas) • 575 Visualizações
FACULDADE METROPOLITANA DE ANAPOLIS - FAMA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS
JOSÉ LUCAS SOUZA DE OLIVEIRA
RELATÓRIO FINAL DE PRÁTICAS ASSISTIDAS
ANÁPOLIS – GO
2020
JOSÉ LUCAS SOUZA DE OLIVEIRA
RELATÓRIO FINAL DE PRÁTICAS ASSISTIDAS
Projeto Interdisciplinar apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos da Faculdade Metropolitana de Anápolis, como requisito para obtenção do título de Tecnólogo em Processos Químicos sob orientação da Prof. Dra. Ana Maria dos Santos
ANÁPOLIS – GO
2020
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. RAZÃO SOCIAL 5
3. SETOR DE ATUAÇÃO 5
4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE AS PRÁTICAS ASSISTIDAS 6
5. CONCLUSÃO 7
6. REFERENCIAS. 8
7. ANEXOS 9
INTRODUÇÃO
Com o aumento populacional, a sociedade chegou a um ponto em que necessitava de grandes quantidades de fármacos, e para facilitar esse acesso da população foi necessário que houvessem mais indústrias farmacêuticas que pudessem produzir um medicamento que atendesse as necessidades de eficácia, qualidade e preço acessível a todos (HASENCLEVER,2017).
A indústria farmacêutica está diretamente ligada a indústria química na qual fornecem os insumos necessário para o funcionamento da produção e analises dentro da própria indústria (RODRIGUES, 2018).
Para facilitar o acesso aos medicamentos pela população, foram desenvolvidos meios alternativos que deixasse o produto mais barato e um desses meios são os genéricos. E para que possa ser comercializado, é necessário que atenda as normas de qualidades impostas pela Agencia nacional de vigilância sanitária (ANVISA), respeitando as Boas Práticas de Fabricação e Controle (BPFC) e as Boas Práticas de Laboratório (BPL). Para isso dentro da indústria existem setores como a Garantia de Qualidade, Controle de Qualidade Físico-químico e microbiológico, validação e outros responsáveis por garantir que esses parâmetros serão respeitados e os consumidores receberão um produto com qualidade (BARATA-SILVA, 2017).
Visando uma melhor qualidade e acessibilidade de medicamentos para a população diversas empresas tem como seu principal forco o mercado de genéricos e umas dessas empresas que trabalha diretamente com medicamentos referencias e genéricos temos o LABORATÓRIO TEUTO BRASILEIRO S/A. Uma indústria farmacêutica que visa atender seus consumidores da melhor forma oferecendo um produto com preços acessíveis e de qualidade.
RAZÃO SOCIAL
O Laboratório Teuto tem como objetivo a fabricação de medicamentos para humanos, cosméticos, perfumaria e higiene pessoal, fabricação de fitoterápicos para seres humanos, preparações farmacêuticas, comercio de medicamentos e drogas de uso humano entre outros. Atualmente situada no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), o laboratório Teuto é referência no mercado de medicamentos, tanto nacional como no exterior, sendo a indústria pioneira na produção de genéricos no Brasil sua missão é proporcionar saúde e contribuir para o bem-estar e qualidade de vida oferecendo produtos e serviços de qualidade, gerando resultados que excedem as expectativas dos clientes, acionistas e colaboradores (PEIXOTO,2019).
SETOR DE ATUAÇÃO
As práticas assistidas foram realizadas no Controle de qualidade Físico-químico do LABORATÓRIO TEUTO, uma indústria farmacêutica. Mais aprofundado, as práticas foram realizadas no laboratório de Controle em Processo que faz parte do Controle de Qualidade Físico-químico. Porém o laboratório do controle em processo encontra se dentro do prédio da produção de sólidos estando assim fisicamente separado do laboratório físico-químico.
O Controle em processo é o responsável por fazer análises do medicamento produzido em tempo real, no mesmo momento em que está sendo produzido, o controle está sendo feito em amostras retiradas durante a operação da produção dos comprimidos. O controle em processo é responsável por analisar o produto semi-acabado no momento em que estão sendo produzido para que possa ser interrompida a produção caso haja algum desvio de qualidade por qualquer que seja o motivo, assim garantindo que nas análises finais terão produtos que atendam aos parâmetros de qualidade.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE AS PRÁTICAS ASSISTIDAS
A partir do momento em que se fez parte da equipe do controle em processo foram desenvolvidas as seguintes atividades: teste de dureza por meio de durômetro, friabilidade por meio de friabilômetro, desintegração por meio de desintegrador, peso médio por meio de balanças analíticas, medições de potencial hidrogeniônico (pH) via pH-metro, analises de umidade dos produtos farmacêuticos, via método de Karl Fischer e/ou balança infravermelho. Também o lançamento de dados obtido nas análises em folhas de trabalho (fichas de analises), além do lançamento no sistema operacional da empresa e abertura de relatórios de ocorrência (RO).
...