Relatório: Experimento: Extração líquido-líquido e extração ácido-base.
Por: balrus • 17/5/2019 • Trabalho acadêmico • 1.291 Palavras (6 Páginas) • 380 Visualizações
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ-UTFPR
LICENCIATURA EM QUÍMICA
Bruno Henrique Martarello Rezende
Júlia Martins de Moraes
Vitor Henrique de Almeida Marques
Relatório: Experimento 4 : Extração líquido-líquido e extração ácido-base.
Londrina/PR
2019
Relatório: Experimento 4 : Extração líquido-líquido e extração ácido-base.
Relatório apresentado para a disciplina Química Orgânica Experimental, no curso de Licenciatura em Química, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Prof Dr Luis Fernando Cabeça
Londrina/PR
2019
Sumário
1-Introdução..........................................................................3
2-Objetivos............................................................................3
3-Métodos e materiais...........................................................3
3.1-Materiais e reagentes..........................................................3
3.2-Procedimentos.....................................................................3
4-Resultados e Discussão.....................................................4
5-Conclusão…………………………………………….……….4
6-Referências…………………………………………………....4
1-Introdução
Desde os primórdios da civilização, o homem já conhecia a capacidade extrativa da água, retirando dos vegetais a cor, aroma, sabores, remédios e venenos. Com a descoberta de um segundo solvente pelo homem - o álcool, outras essências e espíritos foram capazes de ser extraídos. Solvente, soluto e extrações seletivas já fazem parte do imaginário químico antes da própria química.
Como já mencionado, raramente produtos de uma reação orgânica são substâncias puras. Ao fim do processo, o produto principal pode ser removido por filtração caso seja um sólido insolúvel no meio ou destilado da mistura bruta se for um líquido de baixo ponto de ebulição. Infelizmente estes casos são minoria, e o que se observa é a necessidade de realizar extrações seletivas ou lavagens do meio reacional para remoção das impurezas.
Na maioria das vezes, as impurezas e reagentes inorgânicos solúveis em água podem ser facilmente removidos pela lavagem do composto orgânico ou de sua solução em um solvente orgânico volátil insolúvel em água, que numa segunda etapa é eliminado por evaporação.
Alguns compostos orgânicos, apesar desta baixa solubilidade em água, podem facilmente ser transformados em derivados solúveis em meio aquoso. Funções orgânicas ácidas ou básicas, após tratamento com uma base ou ácido inorgânico forte, respectivamente, dão origem a sais solúveis. A presença de uma ligação de caráter iônico normalmente é capaz de conferir a molécula orgânica tal polaridade que a torna solúvel em água. O processo de extração é então realizado utilizando-se um funil de separação.
Esta característica peculiar permite classificar os compostos orgânicos em função de suas propriedades ácido-base em compostos ácido, básicos ou neutros.
Para compostos orgânicos neutros com impurezas ácidas ou básicas, a eficiência da extração pode ser aumentada pelo emprego de soluções aquosas básica ou ácidas, respectivamente. Nestes casos as impurezas orgânicas e inorgânicas são transformadas em sais solúveis em meio aquoso. Uma posterior lavagem com água é usada para remover qualquer resíduo da solução ácida ou básica que tenha sobrado disperso na fase orgânica.
2-Objetivos
Realizar a separação de substâncias líquidas a partir solventes ácidos ou básicos..
3-Métodos e materiais
A seguir serão apresentados os materiais e os métodos usados neste experimento:
3.1-Materiais e reagentes:
- Funil de separação
- Béquer
- Tubos de ensaio
- Proveta 50 mL
- Diclorometano
- Ácido benzóico
- 2-naftol
- Anilina
- Naftaleno
- Hidróxido de sódio 1 M
- Bicarbonato de sódio 5%
- Ácido clorídrico 1 M
- Ácido clorídrico concentrado
- Sulfato de sódio anidro
3.2-Métodos
3.2.1-Procedimentos
Previamente, preparou-se uma solução contendo 8 g de 2-naftol, 11g de naftaleno, 10 g de ácido benzóico e 20 mL de anilina (fenilamina) em diclorometano (CH2Cl2). Verificar se todos os compostos estão bem dissolvidos, formando uma solução homogênea.
...