Relatório Inorgânica: Resultados e Discussões
Por: gago12 • 13/3/2016 • Resenha • 489 Palavras (2 Páginas) • 352 Visualizações
5. Resultados e Discussões
5.1 Parte I
a) Após a adição de 2 mL de agua no Becker contendo oxido de magnésio percebeu-se o aspecto pastoso da solução, com a adição de mais 25 ml a solução se tornou leitosa mas logo observou-se f
ormação de um precipitado de hidróxido de magnésio (1). Quando as mesmas 2ml de agua foram adicionadas ao Becker contendo oxido de cálcio a solução apresentou caráter mais liquido, após a adição de 25 ml de agua a solução permaneceu branca, porem ocorreu a formação de hidróxido de cálcio (2) precipitado, porem em menores quantidades do que o magnésio.
- MgO + H2O → Mg(OH)2
- CaO + H2O → Ca(OH)2
Com a filtragem de ambas as soluções e a posterior adição de fenolftaleína observou-se um coloração muito mais intensa na solução de hidróxido de cálcio, indicando pH muito mais básico do que a solução de hidróxido de magnésio.
b) Os hidróxidos aumentam consideravelmente a sua solubilidade com a dimensão do íon metálico, assim o hidróxido mais solúvel é o Ba(OH)2. A basicidade dos hidróxidos se deve ao numero de hidroxilas livres em solução, desse modo aqueles mais solúveis apresentarão caráter mais básico conforme a ordem:
Mg < Ca < Sr < Ba
Ao adicionar fenolftaleína nos tubos contendo os hidróxidos, foi possível observar uma maior coloração na solução de hidróxido de bário e nenhuma mudança de coloração da solução de hidróxido de magnésio, isso, pois a quantidade de hidroxilas livres nessa solução seriam tão baixas a ponto de não indicarem um pH básico. Com a adição do sulfato de cobre era esperado a formação de um precipitado azul de hidróxido de cobre II, conforme a reação:
Cu2+ + 2OH- → Cu(OH)2(s)
Não ocorreu a formação de precipitado na solução de hidróxido de magnésio uma vez que a quantidade de íons hidroxilas livres era tão menor quanto à quantidade mínima para se iniciar a precipitação, o precipitado pode ser observado nas soluções de hidróxido de bário e de cálcio.
5.2 Parte II
Após soprar dióxido de carbono a ambas as soluções o CO2 reagiria com a agua formando acido carbônico segundo a reação:
CO2 + H2O --> H2CO3
Assim era esperado que as soluções se tornassem turvas ou leitosas, indicando a formação de partículas em suspenção de carbonatos insolúveis. A solução de hidróxido de cálcio não turvou com facilidade demandando certo tempo para que uma pequena turvação fosse observada. Já na solução de hidróxido de bário a solução se tornou leitosa rapidamente indicando uma maior presença de hidroxilas livres em solução como era esperado. As reações de formação dos carbonatos estão indicadas a baixo:
...