Relatório de Química: Teste da Chama
Por: arthuracre • 23/10/2019 • Relatório de pesquisa • 864 Palavras (4 Páginas) • 901 Visualizações
RESUMO
Nesse relatório será feita a abordagem dos postulados de Bohr através de um teste muito simples que é o Teste da chama, que consiste basicamente em borrifar sais metálicos na chama do bico de Bunsen, os resultados para esse relatório atingiram o objetivo.
INTRODUÇÃO
No dia 14 de março de 2019 aproximadamente às 14h e 15 min, foi iniciada no laboratório de Química da Universidade Federal do Piauí a experiência do teste da chama, que consiste em identificar alguns cátions através do fornecimento de calor aos respectivos compostos, tudo isso através dos postulados definidos por Niels Bohr. Alguns elétrons da camada de valência absorvem a energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que é chamado de estado excitado. Nesse processo é emitida a energia na forma de luz. Assim, a luz de um comprimento de onda particular ou cor, pode ser utilizada para identificar um determinado elemento.
Portanto, esse experimento tem como objetivo demonstrar conceitos relacionados à estrutura atômica, especialmente a partir do modelo atômico proposto por Bohr. Especialmente um dos principais objetivos dessa prática incluem: a identificação de cátions presentes em amostras líquidas por meio da cor produzida quando está em contato com a chama.
MATERIAIS E REAGENTES
Bico de Bunsen
6 Frascos borrifadores
Solução de cloreto de cálcio (1 mol/L)
Solução de cloreto de potássio (1 mol/L)
Solução de cloreto de bário (1 mol/L)
Solução de cloreto de sódio (1 mol/L)
Solução de carbonato de lítio (1 mol/L)
Solução de nitrato de cobre (1 mol/L)
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Acender a chama do bico de Bunsen e calibrar a entrada de ar para obter uma chama azul quase transparente;
Borrifar as soluções dos sais, uma a uma, apontando para a ponta da chama (e não para a base) e observar a coloração que aparece;
Organizar os resultados em uma tabela e comparar os resultados com o dos outros grupos;
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Ao borrifarmos cada um dos sais para a ponta da chama, obtemos os seguintes resultados:
Sal Coloração da Chama
CaCl2 (Cloreto de Cálcio) Vermelha
KCl (Cloreto de Potássio) Violeta
BaCl2 (Cloreto de Bário) Amarela
NaCl (Cloreto de Sódio) Laranja
Li2CO3 (Carbonato de Lítio) Rosa avermelhada
Cu(NO3)2 (Nitrato de Cobre) Verde
A queima de um sal metálico implica na promoção de elétrons, cujo retorno é revelado pela emissão de luz. Assim, um elétron pode passar de um nível para outro de maior energia, desde que absorva energia externa (ultravioleta, luz visível, infravermelho etc.). Quando isso acontece, dizemos que o elétron foi excitado e que ocorreu uma transição eletrônica. Já a transição de retorno deste elétron ao nível inicial se faz acompanhar pela liberação da energia na forma de ondas eletromagnéticas, como, por exemplo, a luz visível, que é percebida por nossos sentidos como uma coloração.
Agora que já se sabe os resultados do experimento, serão respondidas as perguntas do questionário com base nesses resultados.
Questões:
Quais os postulados de Bohr?
Resposta: São eles 5 postulados:
1º postulado – A energia emitida (ou absorvida) por um sistema atômico não é contínua, como mostrado pela eletrodinâmica, mas se processa através de transições do sistema de um estado estacionário para algum outro diferente.
2º postulado – Radiação de frequência bem definida é emitida por um sistema atômico quando há transição de elétron entre camadas. Sendo a energia total liberada pela transição desse elétron definida por E = hf, onde f = frequência da radiação (em hertz) e h = constante de Planck (em J.s).
3º
...