Relatório de Solubilidade
Por: Ana Carolina • 8/5/2018 • Trabalho acadêmico • 905 Palavras (4 Páginas) • 171 Visualizações
- INTRODUÇÃO
Sabe-se que tudo que está presente na Terra tende a ficar em equilíbrio isso ocorre para que a estabilidade seja encontra.
Em química o equilíbrio também pode ser encontrado nas soluções. Existem algumas soluções que são reversíveis, ou seja, são reações diretas e inversas sendo de forma dinâmica e com mesma velocidade. Nessas condições onde não há mais mudanças se mantém uma contente, que é expressa pela constante de equilíbrio (K). Nestas reações os reagentes são transformados em produtos e os produtos são transformados em reagentes este fenômeno é explicado pelo princípio de Le Châtlier.
“Em 1884, o químico francês Remi Le Châtelier postulou que um sistema em equilíbrio mostra uma tendência a compensar os efeitos de influências perturbadoras, tais como variações de temperatura, pressão e concentração. O princípio de Le Châtelier é aplicado a qualquer tipo de equilíbrio dinâmico e pode ser expresso do seguinte modo:
Princípio de Le Châtelier: Quando um sistema em equilíbrio é sujeito a qualquer perturbação ou stress, tende a ajustar-se, ou adaptar-se, de modo a reduzir o efeito perturbador, restabelecendo a condição de equilíbrio.” (RUSSELL. B. J. 1994. cap.10, p. 501)
Constante de equilíbrio (K) é o valor que relaciona as concentrações das espécies reagentes e do produto no momento que ocorre o equilíbrio químico. A constante K pode ser expressa de duas maneiras: Kc para representar a constante em uma temperatura em função da concentração da espécie. E Kp nas reações gasosas em função das pressões parciais das espécies
- OBJETIVO
- Conhecer os fatores que afetam a solubilidade de uma solução;
- Os componentes de uma solução;
- Conhecer o processo de dissolução da solução (interação intermolecular)
- MATERIAIS E MÉTODOS
- Água destilada;
- Bastão de vidro;
- Becker;
- Cloreto de sódio (NaCl);
- Cromato de potássio (K2CrO4);
- Erlenmeyer;
- Funil;
- Nitrato de prata (AgNO3);
- Papel filtro;
- Pissete;
- Placa de Petri
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
- Procedimento 1: Preparo de uma solução de 10 mL de Cloreto de sódio (0,5 M)
- Procedimento 2: Preparo de uma solução de 10 mL de Cromato de potássio (0,5 M)
- Preparo de uma Solução de 10 mL de Nitrato de prata
- Procedimentos: Foi adicionada a solução de cloreto de sódio no Becker, e no mesmo a solução de Cromato de potássio, e em seguida observado o que acontece com a mistura das soluções, onde foi possível ver a formação de um precipitado. Por ultimo foi adicionado também a solução de Nitrato de prata e feita a observação. Foi usado o bastão de vidro para agitar a mistura, mantendo ainda certa quantia de precipitado. Em seguida com um pedaço de papel filtro seco, o mesmo foi filtrado em papel filtro e lavado com agua. Retirado o papel filtro, foi observado o que sobrou do precipitado e separação do solido e liquido.
- RESULTADOS E DISCUSSÃO
- Procedimento 1: Observação da formação do precipitado:
Em um becker inseriu-se 10mL de NaCl (0,5 M) e 10mL de K2CrO4 (0,5 M) observando se a cor amarelo. Logo em seguida, adicionou-se no mesmo recipiente 10mL de AgNO3 observando a formação de um precipitado como na figura 1.
[pic 1]
Figura 1: Formação do precipitado.
Logo em seguida a solução foi filtrada como mostra a figura 2. Restando no filtro o precipitado (como visto na figura 3) e no erlenmeyer a solução.
[pic 2] [pic 3]
Figura 2: Solução sendo filtrada. Figura 3: Precipitado após a filtragem.
...