TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Sobre Densidade

Por:   •  2/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.540 Palavras (7 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Federal de Goiás[pic 1][pic 2]

Disciplina: Transformações Químicas

Professor: Rafael Pavão das Chagas

RELATÓRIO DE DETERMINAÇÃO DE DENSIDADE E PONTO DE FUSÃO

Alunos: Artur Junio Silva Dourado

  Ana Lúcia Azevedo

        Jordana Cristina Souza

            Lucas Rodrigues Mendes

Goiânia, 27 de Abril de 2016.


1. RESUMO

Este relatório visa o estudo da determinação da densidade dos seguintes materiais: Alumínio, Cobre, Zinco e Ferro usando a Proveta e a diferença entre densidades experimentais e teóricas.

2. OBJETIVOS

Determinar a densidade de amostras utilizando a técnica de deslocamento de proveta.

3. INTRODUÇÃO

      Densidade Absoluta ou Massa Específica é uma característica intrínseca de cada material. Ela é definida como sendo a razão entre a massa de uma amostra e o volume ocupado por esta massa:

[pic 3]

A determinação da densidade é usada em muitas áreas para qualificar determinadas propriedades de um material. Ela assim como ponto de fusão, ponto de ebulição e solubilidade é uma propriedade física.

Segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI) ela é expressa em quilograma por metro cúbico Kg/m³. Entretanto, são mais usuais as unidades de gramas por centímetro cúbico (g/cm³) ou gramas por mililitro (g/mL).

A massa de um objeto pode ser medida facilmente com uma balança, e o seu volume determinado pela multiplicação de sua: largura (l), comprimento (c) e altura (h). Também pode ser determinada segundo o princípio de Arquimedes (método de flutuação), que diz que um corpo imerso em um líquido aparentemente perde peso em quantidade igual ao peso do líquido que desloca. Esse método permite a determinação da densidade de substâncias sólidas, viscosas e pastosas, além de líquidas.

Resumidamente, determina-se a massa de um sólido, em seguida transfere-se essa massa para um instrumento volumétrico graduado (proveta ou bureta), parcialmente cheio de água (ou em um líquido no qual o sólido não flutue). Este sólido deslocará um volume de líquido igual ao seu volume. Anota-se a posição do menisco antes e depois da adição do sólido, com isso deduz-se o volume.

As partículas constituintes dos sólidos encontram-se fortemente atraídas por uma força elétrica. Dessa forma ficam mais próximas umas das outras ocupando um volume menor.

   4.1 MATERIAIS UTILIZADOS

  • Balança Semi Analítica
  • Uma Proveta de 10,0ml
  • Uma Proveta de 25,0ml
  • Um Béquer de 50,0ml
  • Um Picnômetro
  • Uma Pisseta com  H2O destilada
  • Pedaços de Cobre, Alumínio e Ferro
  • Pipeta de Pasteur
  • Luvas de Látex
  • Folhas de papel toalha
  • Frasco com C4H8O2 (Acetato de Etila)
  • Tubo capilar fechado em uma extremidade com C10H8 (Naftaleno)
  • Um Termômetro
  • Chapa Aquecedora
  • Pedaço de Elástico
  • Suporte universal
  • Garra

4.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

4.2.1. Determine o volume do Picnômetro:

  1. Utilizando luvas de látex para manusear o Picnômetro, o mesmo foi pesado na balança semi analítica, tarou-se a balança e pesou-se a massa do Picnômetro quando vazio.
  2. Em seguida foi colocado o Picnômetro em cima de um papel toalha e utilizando a Pisseta com H2O, foi completado até a borda do Picnômetro, depois de completar o volume até a borda foi colocada a tampa do mesmo e utilizando o papel tolha limpou-se o excesso de H2O transbordado na colocação da tampa, tomando cuidado para não encostar o papel toalha no furo acima da tampa do Picnômetro para não absorver a H2O , o que poderia interferir no volume  e nos resultados finais do experimento, esse procedimento foi realizado mais 2 vezes.
  3. Enquanto era feito o experimento com Picnômetro, utilizando a Pisseta com  H2O, foi transferido 10 mL para a Proveta de 10mL onde foi adicionado o Termômetro para verificar a temperatura da H2O que foi de 29,8°C.

4.3.1. Determinação de Densidade de Líquidos:

  1. Utilizando luvas de látex, foi transferido para o Picnômetro um líquido fornecido pelo professor para através da densidade calcularmos o valor real e o erro, e assim através da densidade descobrimos qual líquido seria.
  2. Após completar o Picnômetro até a borda com o líquido fornecido, foi colocada a tampa do Picnômetro e utilizando o papel tolha limpou-se o excesso do líquido que transbordou quando colocou a tampa, tomando bastante cuidado para não encostar o papel toalha no furo acima da tampa do Picnômetro para não absorver o líquido, o que poderia interferir no volume e nos resultados finais do experimento.
  3. Pesou o Picnômetro na balança Semi Analítica, anotando a sua massa.
  4. Foi fornecido no quadro o nome de 5 líquidos (M-Hexano, Acetato de Etila, M-Propanol, Etilenoglicol, Dicloretometano), onde foi pesquisado a densidade de cada um dos 5 líquidos para calcular e descobrirmos qual o líquido que foi transferido para o Picnômetro.
  5. Após a realização dos cálculos, foi descoberto qual o líquido transferido para Picnômetro através da sua densidade.

4.4.1. Determinação da Densidade de Metais:

  1. Utilizando a balança Semi Analítica foram pesados três metais, sendo eles: Alumínio, Cobre e Ferro e anotou-se a massa de cada um deles.
  2. Em seguida utilizando a Pisseta com H2O, foi adicionado 10 mL de H2O em uma proveta de 25 mL (0,5±), onde foi colocada a amostra de ferro.
  3. Observou-se o volume do líquido após a colocação da amostra (volume final) e determinou-se o volume deslocado. E finalmente, a densidade da amostra de Ferro.
  4. Em seguida utilizando a Pisseta com H2O, foi adicionado 5 mL de H2O em uma proveta de 10 mL (0,2±) onde foi colocado a amostra de Alumínio.
  5. Observou-se o volume do líquido após a colocação da amostra (volume final) e determinou-se o volume deslocado. E finalmente, a densidade da amostra de Alumínio.
  6. Em seguida utilizando a Pisseta com H2O, foi adicionado 5 mL de H2O em uma proveta de 10 mL (0,2±) onde foi colocado a amostra de Cobre.
  7. Observou-se o volume do líquido após a colocação da amostra (volume final) e determinou-se o volume deslocado. E finalmente, a densidade da amostra de Cobre.

5. PONTO DE FUSÃO

5.1. Foi colocado na bancada o Suporte Universal, sobre o mesmo foi colocado a Chapa Aquecedora, e no suporte foi fixado a Garra, em seguida foi acoplado no Termômetro utilizando o elástico e o Tubo Capilar com C10H8, em seguida foi adicionado 30 mL de  H2O com a Pisseta dentro do Béquer de 50 mL e por último prendeu o Termômetro com o Tubo Capilar na Garra deixando o C10H8 totalmente coberta com H2O, sendo assim foi ligada a Chapa Aquecedora na temperatura de 150°C com a temperatura da H2O a 29,0°C ás 21:14 h.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (309.1 Kb)   docx (562.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com