Relatorio de quimica - Pesagem e Realização de Soluções Aquosas
Por: eberdp • 18/10/2018 • Trabalho acadêmico • 2.017 Palavras (9 Páginas) • 469 Visualizações
[pic 1]
Química Geral e Experimental: Procedimentos Básicos de Laboratório: Precisão e Exatidão de Instrumentos, Pesagem e Realização de Soluções Aquosas.
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL, no curso de Engenharia Civil, 4º termo, período noturno, no CENTRO UNIVERSITÁRIO “ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO” DE PRESIDENTE PRUDENTE.
Cézar Y. Sakai – RA: 016117034
Éber Daniel – RA: 016117038
Felipe Casarotti – RA: 016117016
João Gabriel – RA: 016117055
Walmor Negrizoli – RA: 016117064
Leandro Muraro – RA: 016117015
[pic 2]
Presidente Prudente, 2018
SUMÁRIO
1 OBJETIVO
2 RESULTADOS E DISCUSSÕES
3 CONCLUSÕES
4 REFERÊNCIAS
OBJETIVO
Este relatório tem por objetivo apresentar 2 etapas de um experimento realizado em laboratório, a primeira apresenta as Noções Básicas de Trabalho em Laboratório – Realizado com o auxílio de balança analítica e semi-analítca, água, materiais como: Béquer, Proveta, Pipeta graduada, Pipeta Volumétrica, Bureta, para fazer medições de massa e volume. Afim de verificar a precisão e exatidão das vidrarias, os erros da prática e o aprendizado para manuseio das mesmas.
Comparar os volumes médios da água destilada. Calcular volume a partir da massa e densidade da água. O procedimento de análise da precisão das vidrarias se da através de uma equação fundamental, a da densidade dos líquidos, que pode ser representada por
[pic 3]
Onde “D” é a própria densidade do líquido utilizado, “M” é a massa do mesmo, neste caso, obtida pela balança analítica, e “V” como o volume do líquido, valor que deve ser encontrado, já que a densidade é dada em tabela anexa ao experimento, em função da temperatura do líquido, obtido por aferição com termômetro.
Na segunda etapa do experimento, o objetivo foi desenvolver o conceito de preparação e diluição de solução efetuando os cálculos necessários, usando informações como massa molar, densidade e porcentagem. Diluiu-se CuSO4 em 50ml de água destilada, procedimento realizado com o auxilio de Pipeta Pasteur e Balão Volumétrico, afim de preparar uma solução aquosa.
Para achar a concentração em g/mol usou o seguinte calculo:
[pic 4]
E para achar a massa necessária do CuSO4 em g/mol para a diluição usou-se os seguintes cálculos:
> Volume por litro.[pic 5]
> Volume por grama.[pic 6]
RESULTADOS E DISCUSSÕES
1ª Parte – Precisão e exatidão - Determinação de volume (Procedimento realizado 6 vezes com diferentes instrumentos).
Béquer: A massa (M1) do frasco plástico com tampa (Seco), apresentada pela balança analítica foi de 29,6563g. Em seguida, em um béquer de 50ml mediu-se 20ml de água destilada e transferiu os 20 ml de água destilada para o frasco plástico (Seco), este que foi pesado novamente na balança analítica e obteve-se (M2) 48,2399g, em seguida mediu-se a temperatura da água (T) 23ºC. Com esses dados, foi realizado um cálculo para saber a massa de água (M3) contida no frasco calculo este que é a diferença entre M2 e M1, e com o resultado do calculo anterior, pediu-se para achar a densidade da água para a temperatura analisada e calcular o volume real (em ml) de água.
=> [pic 7][pic 8]
=> [pic 9][pic 10][pic 11]
Proveta: A massa (M1) do frasco plástico com tampa (Seco), apresentada pela balança analítica foi de 29,6563g. Em seguida, em uma Proveta de 50ml mediu-se 20ml de água destilada e transferiu os 20 ml de água destilada para o frasco plástico (Seco), este que foi pesado novamente na balança analítica e obteve-se (M2) 48,2399g, em seguida mediu-se a temperatura da água (T) 23ºC. Com esses dados, foi realizado um cálculo para saber a massa de água (M3) contida no frasco calculo este que é a diferença entre M2 e M1, e com o resultado do calculo anterior, pediu-se para achar a densidade da água para a temperatura analisada e calcular o volume real (em ml) de água.
=> [pic 12][pic 13]
=> [pic 14][pic 15][pic 16]
Pipeta Volumétrica: A massa (M1) do frasco plástico com tampa (Seco), apresentada pela balança analítica foi de 29,6563g. Em seguida, em uma Pipeta Volumétrica de 20ml mediu-se 20ml (até a marca do menisco) de água destilada e transferiu os 20 ml de água destilada para o frasco plástico (Seco), este que foi pesado novamente na balança analítica e obteve-se (M2) 49,5416g, em seguida mediu-se a temperatura da água (T) 23ºC. Com esses dados, foi realizado um cálculo para saber a massa de água (M3) contida no frasco calculo este que é a diferença entre M2 e M1, e com o resultado do calculo anterior, pediu-se para achar a densidade da água para a temperatura analisada e calcular o volume real (em ml) de água.
=> [pic 17][pic 18]
=> [pic 19][pic 20][pic 21]
Pipeta Graduada: A massa (M1) do frasco plástico com tampa (Seco), apresentada pela balança analítica foi de 29,6563g. Em seguida, em uma Pipeta Graduada de 10ml mediu-se 2 vezes para obter 20ml de água destilada e transferiu os 20 ml de água destilada para o frasco plástico (Seco), este que foi pesado novamente na balança analítica e obteve-se (M2) 49,6423g, em seguida mediu-se a temperatura da água (T) 23ºC. Com esses dados, foi realizado um cálculo para saber a massa de água (M3) contida no frasco calculo este que é a diferença entre M2 e M1, e com o resultado do calculo anterior, pediu-se para achar a densidade da água para a temperatura analisada e calcular o volume real (em ml) de água.
...