Relatório Determinação de AAS em Aspirina
Por: Daniel Arley • 10/5/2019 • Relatório de pesquisa • 1.804 Palavras (8 Páginas) • 384 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA
Departamento das ciências exatas e das tecnologias.
Campus Reitor Edgard Santos.
Daniel Arley Santos Oliveira.
Gustavo Barbosa de Souza Tavares.
Kevin C. F. Guedes.
PRATICA IV
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE AAS EM COMPRIMIDOS
Barreiras-Bahia
2017
SUMARIO
1. OBJETIVO.................................................................2
2. INTRODUÇÃO...........................................................3
2.1 Ácidos e bases de arrhenius.....................................3
2.2 hidrogênio ionizável...................................................3
2.3 PH.................................................................................4
2.4 forças intermoleculares.............................................4
2.5 Titulação acido base...................................................4
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL.........................5
3.1 Materiais e reagentes.................................................5
3.2 procedimento experimental......................................6
4. RESULATOS E DISCUSSÃO...................................7
4.1 Cálculos......................................................................7
4.1.1 dados gerais............................................................7
4.1.2 calculo do numero de mols de NaOH gasto para neutralizar a solução de AAS:.................................................8
4.1.3 calculo do numero de mols de AAS presente na média das massas utilizadas. ................................................8
4.1.4 Calculo do erro percentual da embalagem..9
4.2 Analise de dados........................................................10
5. CONCLUSÃO.............................................................11
6. REFERÊNCIAS..........................................................12
1. OBJETIVOS.
Analisar o teor de AAS em analgésicos (cápsulas) através de uma titulação ácido-base.
2. INTRODUÇÃO
O ácido acetilsalicílico é uma substancia amplamente usada na produção de fármacos, o mesmo quando sintetizado é vendido em forma de comprimidos com o nome de aspirina, este analgésico é muito eficaz no combate contra diversos tipos de dores, pois o mesmo atua como anti-inflamatório.
Como o AAS (acido acetilsalicílico) é o principal componente da asprina, esta prtica estará focada na determinação do teor de AAS em um único comprimido através de ensaios de titulação, e para isso será necessário entender alguns conceitos químicos que serão usados no decorrer da pratica.
2.1 Ácido e bases de Arrhenius.
O químico suíço Arrhenius define ácidos e bases como:
Ácido é um composto que, dissociado em água, libera íons de hidrogênio. (Russel, 1994).
Base é um composto é um composto que, dissociado em água, libera íons de hidróxido. (Russel, 1994).
Reações entre ácidos e bases ocorre a neutralização dos dois, pois os íons de hidrogênio liberados pelo acido reagem com os íons hidróxidos liberados pela base, essa reação é conhecida como reação acido-base e terá como reagentes uma acido mais base e como produtos um sal mais água.
2.2 Hidrogênio ionizável.
Pela definição dada acima, ácidos são compostos, que ao dissociar em água, libera íons de hidrogênio. Esses hidrogênios que formarão os íons ao se dissociarem são chamados hidrogênios ionizáveis, compostos com muitos hidrogênios ionizáveis tendem a serem ácidos fortes, compostos com pequena quantidade de hidrogênios ionizáveis são considerados ácidos fracos.
Geralmente hidrogênios ligados a átomos muito eletronegativos tendem a serem ionizáveis, pois o átomo eletronegativo tem uma tendência maior a “remover” o elétron do hidrogênio, o transformará em um íon e promover um caráter acido a solução que estiver presente. Ácidos orgânicos por apresentarem poucos átomos de hidrogênio ionizáveis, são ácidos fracos.
2.3 PH.
O PH de uma substancia pode ser definido como a concentração de íons hidrogênio presente. O PH varia de 0 a 14, substancias com valores abaixo de 7 são consideradas acidas e substancias com valores acima de 7 são consideradas básicas, quando a substancia tem PH igual a 7, a mesma esta neutra.
Em uma solução ácida a concentração de íons hidrogênio (hidrônio) é maior do que a de íons hidróxido. Uma solução básica é aquela na qual ocorre o inverso, isto é, [OH–] excede [H+]. Finalmente, em uma solução neutra, [OH–] é igual a [H+]. (Russel, 1994)
2.4 forças intermoleculares.
As forças intermoleculares são forças de atração eletrostática entre nuvens de elétrons e núcleos atômicos, é por causa delas que existem os três estados físicos das substancias, sem elas todas as moléculas seriam gases. Moléculas apolares fazem ligações do tipo dipolo induzido, moléculas polares formam ligações dipolo-dipolo e átomos muito eletronegativos como oxigênio, nitrogênio e flúor ao se ligarem com um átomo de hidrogeio formam ligações de hidrogênio que das três citadas é a mais intensa.
2.5 Titulação ácido-base
Quando é preciso determinar a concentração em mol/L de alguma solução, costuma-se usar uma técnica de analise volumétrica chamada titulação.
Nessa técnica uma solução acida é adicionada a um frasco, e outra solução básica é adicionada em uma bureta, com o auxílio de um indicador ácido-base adicionado na alíquota com solução acida, se inicia o processo de titulação onde é adicionado lentamente a solução da bureta ao frasco até ocorrer uma mudança de cor da solução ácida, nesse momento em que ocorre a mudança da coloração significa que foi atingido o ponto de viragem, quando a concentração de [H+]=[OH-]
...