Relatório Introdução a Chuva Ácida
Por: LUAN PEREIRA DA SILVA • 12/6/2023 • Relatório de pesquisa • 729 Palavras (3 Páginas) • 62 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
INSTITUTO DE FÍSICA E QUÍMICA
INTRODUÇÃO SOBRE CHUVA ÁCIDA.
Luan Pereira da Silva 2020025520
Metodologia Científica – QUI011
Profa. Márcia Matiko Kondo
11 de abril de 2020
- INTRODUÇÃO
Desde o período paleolítico, quando o Homo Erectus foram os primeiros a utilizar do fogo como um método de ferramenta, ficou inevitável o avanço das técnicas de sobrevivência e o modo de vida desde então. Nesse sentido, com o avanço do conhecimento humano ao longo dos séculos, permitiu descobertas de muitos elementos químicos, produção de novos equipamentos, o avanço da medicina, entre outros que juntos melhoraram a qualidade de vida de todos os cidadãos. Desse modo, com o aumento da expectativa de vida, a população foi crescendo e, atualmente, segundo a Divisão de População da ONU (Organização das Nações Unidas), chegando próximo dos 7.8 bilhões de pessoas em todo mundo. Sendo assim, com o alto indicie populacional, a sociedade tem a necessidade de um maior consumo de produtos, sendo criado cada vez mais fabricas, automóveis, lixos sendo descartados entre muitos outros fatores que se utilizado de forma inadequada contribuem para a poluição do ecossistema.
Além disso, a poluição é sempre mais intensa em áreas com grande nível populacional e industrial, seja pelo alto indicie de emissão de gases poluente das indústria que utilizam combustíveis fosseis e queima de carvão mineral para produção de energia, liberando alto índice de SO2 (dióxido de enxofre) e óxidos de nitrogênio, quanto emitidos pelos meios de transportes utilizado em massa pela sociedade no qual juntos acabam alterando as composições químicas presentes na atmosfera que, consequentemente, causam vários problemas ambientais sendo um deles a chuva ácida um deles.
Em 1852, o químico e climatologista inglês Robert Angus Smith foi o primeiro a utilizar o termo de chuva ácida, observando os fatores ocorridos no Reino Unido em meados da revolução industrial onde, através de seus estudos, observou uma elevada acidez na precipitação, sendo um fenômeno atmosférico (SOUSA, Rafaela. Chuva ácida).
Vê-se que, esse fenômeno atmosférico denominado de chuva ácida, dá-se pelo motivo das interações dos componentes naturais da atmosfera junto aos poluentes primários emitidos pela sociedade, dessa forma a principal causa da acidificação é a presença dos óxidos de enxofre, sendo o principal deles o SO2 (dióxido de enxofre) que, na fase gasosa, é oxidado reagindo com a água e formando ácido sulfuroso (H2SO3).
SO2(g) + H2O(l) → H2SO3(aq)
H2SO3(aq) → H+ + HSO3-(aq)
Já o óxido de nitrogênio (NO) origina-se da interação do gás nitrogênio (N2) com o gás oxigênio (O2) presente na atmosfera, sendo uma reação não espontânea ocorrendo na queima de um motor de carro ou em fornos industriais.
N2(g) + O2 (g) → 2N2 (g)
Sendo assim, o NO pode ser oxidado na atmosfera que contém O2 e formar o dióxido de nitrogênio (NO2). Dessa maneira, o dióxido de nitrogênio pode passar por novas reações na atmosfera e formar ácido nítrico (H2NO3) no qual é um grande contribuinte para elevar a acidez da chuva. (USP, LaQA)
...