Relatório Químico Pilhas Daniell
Artigo: Relatório Químico Pilhas Daniell. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: E2l4i1996 • 26/11/2013 • Artigo • 563 Palavras (3 Páginas) • 561 Visualizações
Relatório Químico
Pilhas Daniell
Objetivo
Através do experimento podemos tirar a conclusão de que, toda pilha é um dispositivo em que ocorre uma reação espontânea de oxidorredução que gera corrente elétrica, que, por sua vez, é aproveitada para fazer algum equipamento funcionar.
Introdução
As pilhas são sempre formadas por dois eletrodos e um eletrólito. O eletrólito positivo é chamado de cátodo e é onde ocorre a reação de redução. Já o eletrodo negativo é o ânodo e é onde ocorre a reação de oxidação. O eletrólito é também chamado de ponte salina e é a solução condutora de íons.
Desenvolvimento
Pilha
Utilizando um recipiente com uma solução de sulfato de cobre (CuSO4(aq)) e, mergulhada nessa solução, estava uma placa de cobre. Em outro recipiente separado, havia uma solução de sulfato de zinco (ZnSO4(aq)) e uma placa de zinco mergulhada. As duas soluções foram ligadas por uma ponte salina, que era um tubo de cerâmica mergulhado em sulfato de zinco Por fim, as duas placas foram interligados por um circuito externo, com uma multímetro, cujo acendimento indicaria a passagem de corrente elétrica que foi de 1,03v.
Eletrólise
Eletrólise é uma reação não espontânea provocada pelo fornecimento de energia elétrica, proveniente de um gerador (pilhas). É o inverso das pilhas.
Em laboratório podemos ver um pouco como as indústrias trabalham para fabricar algumas coisas que não fazemos idéia de como são feitas, para que o consumidor admire com os olhos.
No teste que realizamos podemos ver com a ajuda do professor que a eletrólise possui muitas aplicações na indústria química, na produção de metais, como sódio, magnésio, potássio, alumínio e etc. Também na produção de não-metais como cloro e o flúor e ainda substâncias como o hidróxido de sódio (soda cáustica) e peróxido de hidrogênio (água oxigenada).
O realizado em laboratório foi a deposição de finas películas de metais sobre peças metálicas, que após pesquisa na internet verifiquei que a indústria automobilística utiliza para peças de plásticas. Essa técnica de deposição em metais é conhecida como galvanização. Os mais comuns são a deposição de cromo (cromagem), níquel (niquelagem), prata (prateação), ouro (dourar). Que são utilizados em grades, calotas de carros, emblemas, peças de geladeira, jóias, aparelhos de som. É utilizada também na purificação ou refino eletrolítico de muitos metais, como cobre e chumbo. Em processo de anodização, que nada mais é do que uma oxidação forçada da superfície de um metal para que seja mais resistente à corrosão. É feita a anodização em alumínio.
Conclusão
Há diversas maneiras de definirmos esse trabalho, das mais simples as mais complexas. A forma de escolha dessas maneiras vai depender do grau de resultado que deseja atingir, a eletrólise é um processo antinatural, isto é, não
...