Pilha De Daniel
Trabalho Escolar: Pilha De Daniel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: magenta • 28/11/2013 • 622 Palavras (3 Páginas) • 1.040 Visualizações
Objetivo
Nosso objetivo era montar uma pilha de Daniell, observando a reação de um óxido-redução;
Essas reações são aquelas que pelo menos uma das espécies envolvidas sofre alteração em seu Nox, por exemplo:
Zn² +(aq)+ 2 e- Zn(s) E° red = -0,76 V semi-reação de oxidação
Cu²+(aq)+ 2e- Cu(s) E° red = 0,34 V semi-reação de redução
Quando o Nox aumenta e porque ele sofreu oxidação e quando o Nox diminui , e porque ele sofreu redução.
Uma pilha ou bateria ( associação de pilhas ) é um dispositivo no qual uma reação química de óxido-redução produz energia elétrica.
Pilha é um sistema em que a energia química e transformada de modo espontâneo em energia elétrica .
Introdução – A pilha de daniell
Em 1836, John Frederic Daniell criou um tipo de pilha usando zinco e cobre metálicos e soluções de sulfato de cobre e de zinco.
Esta pilha foi rapidamente incorporada pelos Ingleses e Americanos em seus sistemas telegráficos. A Pilha de Daniell, como é conhecida, é um experimento clássico e fácil de realizar, e que ilustra com propriedade os fenômenos elétricos de uma reação de oxi-redução com formação de íons.
A pilha de Daniell é construída usando-se um eletrodo de zinco metálico, que é embebido numa solução de sulfato de zinco, e um eletrodo de cobre metálico, que é então embebido numa solução de sulfato cúprico. As duas soluções são postas em contato através de uma superfície porosa, de modo que não se misturem, mas íons possam atravessá-la. Alternativamente, uma ponte salina, que pode ser um tubo contendo em seu interior uma solução salina, tipo NaCl, fechado por material poroso, interligando as soluções de sulfato cúprico e de zinco.
Os dois eletrodos são ligados através de fios a um voltímetro ou outro equipamento, que fará a detecção ou uso da corrente elétrica gerada pela pilha. A reação envolvida nesta pilha pode ser ilustrada pelas seguintes equações:
Daniell percebeu que se ligassem esses dois eletrodos, o mais reativo doaria seus elétrons para o cátion menos reativo em vez de fazer isto com os cátions da sua própria solução. Neste caso, o zinco é o mais reativo e sofre oxidação, doando os elétrons para o cobre, por isso a diminuição da sua massa. O eletrodo que sofre oxidação é o pólo negativo, chamado de ânodo. O eletrodo de cobre é o que sofre a redução, o cátion cobre recebe os dois elétrons do zinco, e é denominado catodo (pólo positivo).
Procedimentos
No copo de porcelana colocamos a solução aquosa de CuSo4 1,0 mol L -¹ No copo de porcelana (cerca de 2/3 do volume ) , no béquer de 100 ml colocamos a solução ZnSo4 1,0 mol L-¹ .
Com o auxilio do voltímetro ,medimos a voltagem inicial que era de 1,05 , sendo que era necessário para que conseguíssemos
...