Relatório Teste de Chamas
Por: Ramon Mesquita • 3/6/2017 • Relatório de pesquisa • 646 Palavras (3 Páginas) • 346 Visualizações
ASSOCIAÇÃO CARIOCA DE ENSINO SUPERIOR
UNICARIOCA
Aquecimento de Substâncias – Teste de Chama
2016201603: Diego Nascimento Silva;
2017101999: João Victor Bertoldo;
2016102996: Matheus Kanuto de Oliveira Alves;
2016103058: Ramon Feitosa Mesquita de Paiva;
Trabalho apresentado como pré-requisito de parte da 2ª. Avaliação do Curso de Engenharia na disciplina Fundamentos da Química tendo como professora: Letícia Maia.
RIO DE JANEIRO
2017
Sumário:
1. Introdução 3
1.1 Objetivo 3
2. Material utilizado 3
2.1 Montagem do experimento 4
2.2 Estado físico dos componentes4
3. Chamas4
3.1 Explicação do processo5
4. Conclusão 6
5. Referências Bibliográficas 6
1. Introdução:
Todos os anos, quando estamos no réveillon, na praia de Copacabana na cidade do Rio de Janeiro é tradicional quando se inicia um novo ano, exatamente meia-noite do dia 1º de janeiro, uma grande queima de coloridos fogos de artifícios é realizada. A explicação das diferentes cores dos fogos de artifícios é dada pela mistura de alguma substância junto a pólvora, resultando determinadas cores e esse fenômeno é estudado pela química.
1.1 Objetivo:
Na atividade relatada cabe ao grupo realizar o aquecimento, verificar a cor da chama produzida e explicar o porquê da cor da chama com as substâncias disponibilizadas no Laboratório de Química da Associação Carioca de Ensino Superior – Unicarioca Rio Comprido no dia 16 de maio de 2017.
2.Material utilizado:
[pic 1]
Fig. 1: material utilizadas na atividade prática
- Cloreto de Potássio
- Sulfato de Cobre
- Cloreto de Sódio
- Cloreto de Bário
- Álcool Absoluto com 99,3% de pureza
- Seringa
- Isqueiro
2.1 Montagem do experimento:
[pic 2]
Fig. 2: Adição de álcool absoluto com 99,3% de pureza nos recipientes com as substâncias para melhor combustão das mesmas
- Estado físico dos componentes:
As quatro substâncias: Cloreto de Potássio, Sulfato de Cobre, Cloreto de Sódio, Cloreto de Bário encontram-se no estado sólido. O Álcool Absoluto com 99,3% de pureza encontrava-se no estado líquido.
3. Chamas
O Cloreto de Potássio resultou uma chama violeta, o Sulfato de Cobre numa chama azul, o Cloreto de Sódio, chama amarela e o Cloreto de Bário teve uma chama verde. A imagem a seguir mostra o final da chama, quando obtivemos o melhor resultado comparado com a pesquisa realizada. Durante os aproximadamente 5 minutos em que o fogo se manteve observamos algumas variações de intensidade de cores, como o violeta da chama do Cloreto de Potássio próximo da cor rosa, o Cloreto de Sódio em tons alaranjados e as outras duas substâncias com variações verde-azul, e formato da chama, explicadas pelos fatores externos como o ar ao redor já que o experimento não estava num sistema fechado.
...