Relatório de Observação Estágio Supervisionado
Por: donairlinha • 12/12/2022 • Relatório de pesquisa • 1.791 Palavras (8 Páginas) • 119 Visualizações
[pic 1]
Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Ceará
Ifce Campus Maracanaú
Departamento de química
Licenciatura em Química
Irla Raissa de Lima Teles
Estágio supervisionado I: Relatório de observação
Relatório de Estágio
Maracanaú – CE
2022
Irla Raissa de Lima Teles
Estágio supervisionado I: Relatório de observação
Relatório de estágio apresentado ao curso
de Licenciatura em Química, na disciplina de
Estágio Supervisionado I, como parte dos re
quisitos necessários à obtenção do título de
Licenciado em Química.
Orientadora: Natalia Parente de Lima Valente
Coorientador: Ednilson Henrique Barbosa
Maracanaú – CE
2022
Sumário
- Introdução........................................................................................... 4
- Desenvolvimento.................................................................................. 4
2.1 Dados de identificação da escola....................................................... 4
2.2 Sobre a escola.................................................................................... 4
2.3 Sobre a rotina escolar....................................................................... 5
2.4 Sobre o currículo, planejamento e avaliações.................................. 5
3- Conclusão...................................................................................... 6
4- Referências .................................................................................. 6
- Introdução
Este presente trabalho tem por objetivo apresentar as inúmeras experiencias obtidas durante o desenvolvimento das atividades do estágio curricular obrigatório de docência no Ensino Fundamental, realizado no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Ceará, correspondente á disciplina Estágio Supervisionado I. O estágio foi orientado pela professora Natalia Parente de LIma Valente, e supervisionado pelo professor Ednilson Henrique Barbosa. A escola que acolheu o projeto do estágio foi a EMEIEF Senador Carlos Jereissati. O projeto foi desenvolvido com a turma de 9° ano do Ensino Fundamental, no período vespertino.
As atividades desenvolvidas no decorrer do estágio – observação das aulas e prática de docência – possibilitaram á aluna estagiária um treinamento para o futuro exercício da carreira de professor de Química, profissão a qual estará habilitada com a conclusão do curso de graduação.
Este relatório tem a finalidade de registrar algumas das experiências e resultados obtidos durante esse treinamento para a profissão, configurando-se como documento requisito para a primeira avaliação dos alunos na disciplina.
- Desenvolvimento
2.1 Dados de identificação da escola:
A escola pública EMEIEF Senador Carlos Jereissati está localizada na Avenida Contorno Norte, N° 41, no bairro Jereissati I, na cidade de Maracanaú. Atualmente, essa Instituição de Ensino abrange 3 ciclos da educação básica: Ensino Infantil - Infantil I ao Infantil IV, Ensino Fundamental I - 1° ao 5° ano, e Ensino Fundamental II - 6° ao 9° ano.
No censo escolar de 2021, a escola teve um total de 588 matrículas, com índice de 0 reprovações e 0 abandonos. Obteve também nota 5.6 no IDEB - Indice de Desenvolvimento da Educação Básica, que varia de 0 a 10. No SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica, a nota foi 206,98 na disciplina de Português, e 202,23 em Matemática, indicando nível 4: Proficiente.
A série e turma na qual foram exercidas as atividades do estágio foi de 9° ano A, no turno vespertino. A turma teve um total de 35 matrículas, mas nem todos os alunos frequentam regularmente as aulas. Assim, a média de presenças diárias é de 25 alunos.
2.2 Sobre a escola:
A escola é bem grande, tem bastante área verde nos arredores, e possui vários banquinhos e mesas abaixo das árvores. Apesar de ser um prédio antigo, é muito bem cuidado. No espaço externo da escola, há uma quadra de tamanho médio, e um estacionamento destinado á professores e funcionários. Ao lado da quadra, há um portão onde se tem acesso ás salas da educação infantil. Na entrada da escola há um portão pequeno onde os alunos tem acesso á parte externa da escola, um pouco mais á frente encontra-se um segundo portão onde se tem acesso á parte interna da escola. Ao lado desse portão há uma janela na qual pais e alunos podem ter acesso livre á secretaria sem precisar entrar na escola. Após o portão há um corredor á esquerda onde se tem acesso á secretaria, direção, e sala dos professores. Também há um corredor á direita onde se tem acesso á ala da educação infantil, onde encontra-se 4 salas , um pequeno pátio e dois banheiros. Também após o portão interno há um corredor que dá acesso á cantina e a um grande pátio. Nas laterais do pátio há varias salas para as turmas do 1° ao 9° ano. Ao fundo do pátio há um palco onde periodicamente ocorrem acolhidas, palestras e apresentações. Atrás desse palco há dois banheiros para os alunos do ensino fundamental. Ainda no pátio, há uma biblioteca. Todas as salas possuem porta e janelas, são bem iluminadas e possuem ar condicionados e/ou ventiladores. Também há nas salas cadeiras para todos os alunos, armário para os professores, lousa branca, e uma mesa com cadeira para o professor.
...