Relatório de medidas de massa, volume e densidade
Por: Isakeline Oliveira • 27/6/2019 • Relatório de pesquisa • 904 Palavras (4 Páginas) • 353 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
DISCIPLINA – QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
ISAKELINE FERREIRA DE OLIVEIRA – 518110308
RELATÓRIO: MEDIDAS DE MASSA, VOLUME E DENSIDADE
CUITÉ – PB
2019
ISAKELINE FERREIRA DE OLIVEIRA - 518110308
RELATÓRIO: MEDIDAS DE MASSA, VOLUME E DENSIDADE
Relatório apresentado ao professor Paulo Sérgio, como forma de avaliação da disciplina de Química Geral Experimental.
CUITÉ – PB
2019
INTRODUÇÃO
Na primeira pratica de laboratório de química geral experimental, realizamos experimentos de medição de massa, densidade e volume e analisamos a exatidão das vidrarias volumétricas.
Medir é obter um valor numérico associado a uma unidade de medida previamente estabelecida, ou seja, a necessidade de medir vem da necessidade de comparar, precisamos assim, de unidades de medidas universais e pré-estabelecidas.
Algumas vidrarias são mais exatas do que outras, dependendo da necessidade de cada experimento, devem ser utilizadas aquelas com maior exatidão, por exemplo, a proveta é mais precisa do que o béquer, por isso deve-se levar este fator em conta na hora de escolher que vidraria será usada para a medição de volume.
A densidade é muito utilizada para caracterizar substâncias. É definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume de substância:
[pic 2]
A densidade de sólidos e líquidos é, em geral, expressa em unidades de gramas por centímetros cúbicos (g/cm³) ou gramas por mililitro (g/mL).
Para se medir líquidos são empregados diferentes recipientes, desde provetas e béqueres, considerados de baixa precisão, a balões, buretas e pipetas tidas como de maior exatidão.
Os termos precisão e exatidão são normalmente usados no exame de incerteza de valores de medidas. Precisão é uma medida do grau de aproximação entre os valores das medidas individuais. Exatidão indica o grau de aproximação entre as medidas individuais e o valor correto.
Erros nas medidas geralmente são causados por calibração imperfeita nos aparelhos, ação da tensão superficial sobre as superfícies liquida, dilatações e contrações provocadas pela variação de temperatura, e também pela linha de visão de o observador não estar na altura do menisco (erros de paralaxe), entre outros.
OBJETIVOS
- Manipular corretamente a vidraria disponível para determinação de volume;
- Analisar a exatidão dos recipientes volumétricos;
- Relacionar as medidas de massa e volume com uma propriedade especifica de substâncias;
- Sequenciar um dado experimento e verificar pressão de medidas.
MATERIAIS E REAGENTES
- Béquer (200 ml e 80ml)
- Pipeta graduada
- Pera
- Provetas (50 ml e 100 ml)
- Erlenmeyer (50 ml)
- Balança analítica
- Água
- Pedra Quartzo
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Primeiro momento:
Inicialmente medimos, utilizando a proveta de 50 ml, 5 ml de água destilada. Após isso, transferimos os 5 ml para a proveta de 100 ml, depois transferimos para a pipeta de 5 ml e verificamos a variação entre elas.
O mesmo procedimento foi feito com 40 ml de água que foi colocado na proveta de 100 ml e, logo em seguida, transferimos para o béquer de 100 ml. Dando continuidade, do béquer de 100 ml para a proveta de 100 ml.
Segundo momento:
Pesamos na balança analítica o Erlenmeyer de 50 ml para verificar o peso inicial. Em seguida, adicionamos 50 ml de água até chegar no menisco e realizamos a pesagem novamente.
Terceiro momento:
Pesou-se na balança analítica uma amostra de pedra Quartzo vermelha para verificar o peso inicial. Em seguida introduziu-se a pedra quartzo na proveta de 100ml que estava com 50ml de água para observar o volume e a densidade da pedra.
...