Relatório sobre concentração do Cloro
Por: Mesmo • 3/5/2016 • Relatório de pesquisa • 617 Palavras (3 Páginas) • 204 Visualizações
INTRODUÇÃO:
O Cloro é obtido por meio da eletrólise (decomposição de substâncias por eletricidade) da solução de Cloreto de Sódio (sal comum) e água. Sua forma inicial é de gás, mas após ser comprimido a baixa temperatura, transforma-se em um líquido claro de cor âmbar. E é nesta forma que chega às estações de tratamento de água e às indústrias, que o utilizam como matéria-prima para o branqueamento de celulose, fabricação de PVC e de produtos para o tratamento de piscinas. O cloro é também utilizado como matéria-prima na produção de Cloreto de Hidrogênio, Ácido Clorídrico, Dicloroetano e Hipoclorito de Sódio.
O Cloro concentrado é uma solução líquida que contém de 10% a 13% de cloro ativo.
Isso significa que essa solução tem “força” equivalente a essa quantidade de cloro.
Para o consumidor doméstico o cloro chega somente na forma de Água Sanitária.
A Água Sanitária é uma solução que contém 2,5% de cloro ativo em água.
Assim a dona de casa que usa “Cândida”, “Globo”, ou “Q-Boa”, está utilizando água sanitária na limpeza de banheiros, desinfecção dos alimentos, limpeza da caixa d´água etc., e não “cloro”, como se costuma ouvir. A água sanitária, mesmo sendo diluída, possui forte poder germicida.
OBJETIVO:
- Calcular e comparar a concentração de cloro concentrado e cloro comercial (água sanitária)
MATERIAIS:
Os materiais utilizados foram: Béquer, Proveta, Balão volumétrico, Pipeta volumétrica, Erlenmeyer, Bureta graduada, Funil.
MÉTODOS:
Foi colocado 5 ml de cloro concentrado em um balão volumétrico de 100 ml, depois foi completado com água destilada até o menisco. Foi separado 10 ml da solução e colocada em um erlenmeyer de 500 ml, logo após foi adicionado 50 ml de iodeto de potássio e 15 ml de Ácido Acético, e, em uma bureta volumétrica foi colocado Tiossulfato de Sódio e feita a titulação até a solução ficar amarela, depois foi adicionado Amido e dado prosseguimento na titulação até a solução ficar transparente.
Na titulação do cloro concentrado foi utilizado 9,3 ml de tiossulfato entre deixar a solução amarela e depois transparente.
O mesmo processo foi repetido usando cloro comercial (água sanitária) no lugar de cloro concentrado.
Na titulação do cloro comercial (água sanitária) foi utilizado 3,6 ml de Tiossulfato de Sódio entre deixar a solução amarela e depois transparente.
Nos dois casos o A mido foi usado como indicador.
CÁLCULOS:
Para calcular as concentrações de cloro foi usada a seguinte fórmula:
% concentração de cloro = V x Fc x 3,546 x 0,2
Onde:
V = volume de tiossulfato
Fc = fator de correção – 0,97
% de concentração do cloro concentrado =
V x Fc x 3,546 x 0,2
9,3 x 0,97 x 3,546 x 0,2 = 6,40 %
% de concentração do cloro concentrado = 6,40 %
% concentração de cloro comercial (água sanitária) =
V x Fc x 3,546 x 0,2
3,6 x 0,97 x 3,546 x 0,2 = 2,48 %
% de concentração do cloro comercial (água sanitária) = 2,48 %
CONCLUSÃO / DISCUSSÃO:
A porcentagem encontrada do cloro concentrado foi menor, já que geralmente o cloro concentrado tem de 10% a 13% de cloro ativo e em nossa análise foi encontrado 6,40%, já o cloro comercial (água sanitária) tem geralmente uma concentração de 2,5 % de cloro ativo, e em nossa análise obtivemos uma concentração de 2,48% de cloro ativo, podendo – se concluir que está dentro dos padrões. Mesmo com a concentração do cloro concentrado estando abaixo do normal, fica bem claro que ainda assim o cloro concentrado tem uma porcentagem de concentração bem mais elevada que a do cloro comercial (água sanitária).
...