Relatório sobre química estrutural
Relatório de pesquisa: Relatório sobre química estrutural. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 23/4/2014 • Relatório de pesquisa • 1.010 Palavras (5 Páginas) • 456 Visualizações
Relatório de Química Estrutural
Ensaio de Coloração de Chama-Estrutura Atômica
Prof.ª Cristiane Imenes de Campos Bueno Zanin
Nome: Jonathan Vivian de Souza RA: 461 7949
Introdução
O experimento teste da chama é usado em química para detectar a presença de íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico de cada elemento químico.
A teoria química que envolve o experimento consiste no fato que quando é fornecida energia a um determinado elemento químico, alguns elétrons da última camada de valência absorvem essa energia passando para um estado de excitamento, ou seja, os elétrons passam para uma camada de nível de energia maior. Assim que os elétrons retornam para o estado fundamental liberam energia na forma de radiação. Cada elemento libera radiação em um comprimento de onde diferente, pois a energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. Alguns elementos emitem radiação em um espectro de luz visível ao olho humano. Desta forma é possível identificar a presença de elementos química devida à cor que emitem quando são aquecidos em uma chama
MATERIAIS E REAGENTES
Vidro de relógio
Cabo de Kole
Fio de Monel (Liga de Ni-Cr)
Bico de Bunsen
Solução de ácido clorídrico 6 mol/L
NaCl, KCl, CaCl2, SrCl2, BaCl2, CuCl2 e LiCl
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1. Fixar o fio de Monel na extremidade do cabo de Kole.
2. Limpeza do fio de Monel: Colocar o fio em uma solução de ácido clorídrico 6 M contida em um vidro de relógio, em seguida, levá-lo à região de fusão da chama do bico de Bunsen. Repetir o procedimento até que o fio esteja completamente limpo. O fio estará limpo quando não mais transmitir coloração à chama.
3. Mergulhar o fio na solução de ácido clorídrico contida em um vidro de relógio e, então numa porção da substância em análise, de modo que esta fique aderida ao fio. Levar o fio contendo a amostra à zona oxidante inferior da chama e, então, observar a cor transmitida à chama. Repetir o procedimento de limpeza do fio e testar outro sal.
OBJETIVOS:
Detectar os elementos formadores de um determinado composto, através do ensaio por via seca (ensaio de coloração de chama).
Resultados
Sal Analisado Metal presente Cor da chama
• KCL Potássio Roxo
• SRCL2 Estrôncio Vermelho
• CACL2 Cálcio Laranja
• LICL Lítio Pink
• BACL2 Bário Verde
• NACL Sódio Laranja
• MG Magnésio Branco
• CUCL2 Cloreto de cobre Verde
Conclusão
O teste da chama é baseado no fato de que, quando certa quantidade de energia é fornecida para determinadas substâncias químicas é possível identificar a presença de certos elementos pela cor que emitem, no caso do teste de via seca a substância é levada para a chama onde recebe energia pela cor calor, alguns dos elétrons da ultima camada de valência absorvem essa energia e entram no estado excitado, quando alguns desse.
...